Café com ADM
#

Díade: Secretária e Executivo

A díade formada pela secretária e o executivo é símbolo emblemático do trabalho em equipe e da relação de confiança.

A díade formada pela secretária e o executivo é símbolo emblemático do trabalho em equipe e da relação de confiança.
No mês em que se comemora o dia da secretária, que um bom executivo reconhece como sendo todos os dias. O executivo ineficente e incompetente, em formar com sua secretária díade, que favoreça a produtividade de ambos, que estabeleça uma relação de confiança e de respeito, que permita estabelecer comunicação na base da verdade-amor, que conduza a díade a oferecer contribuições efetivas para a construção do lucro, da segurança e do desenvolmento da organização, pode imaginar que é bonzinho, reconhecido, porque no dia da secretária lhe oferece flores, ou bombom ou ainda um almoço com os demais excutivos e, nos demais dias: uma relação pobre. desrespeitosa, na base da mentira-amor ou na verdade-desamor.

A secretária, que não tenha um conceito nobre e produtivo do seu papel como profissional, reforça os desvios de uma gestão eficiente e eficaz do chefe ou da cultira organizacioanl. Relaciona-se na base da mentira-amor. Poupa o executivo de feedbacks valiosos, ou de perguntas que o ajudaria a perceber-se melhor, a focar os resultados preferenciais, a renunciar alguns caprichos, a melhorar sua capacidade de julgamento e avaliação, a enfrentar alguns medos, a ser menos apegado a sensação de poder, menos defensivo na recepção de feedback, a não abusar do tempo de seus subordinados, interrompendo-os varias vezes ao dia, contribuindo para que eles não tenham melhor produtividade, porque não lhes dar condições de se dedicarem a uma atividade do inicio ao fim sem serem interrompidos, estimulá-lo a oferecer feedback a todos os membros da equipe, etc.


Isto é parte de um rol de atividades que a díade pode desenvolver no sentido de elevar a empregabilidade de ambos e de contribuir enormemente para a organização se diferenciar no mercado e considerar a qualidade de vida dos stakhoderes.
O leitor poderá está pensando: isso é fácil de escrever, Como construir esse relacionamento no dia-a-dia? Isso é assunto para vários artigos e para um bom serviço de consultoria em gestão polifocal e do tempo.


Uma díade que foque a produtividade e a qualidade de vida, deve procurar construir uma relação que considere: missão comum transcedente aos objetivos individuais, decidida orientação de esforços que lhe permita contribuir para para as atividades fins, interação sinérgica e relacionamento interpessoal no qual predominam espontaneidade, franqueza, feedback, alta cooperação e uso do tempo em atividades que a conduza a resultados significativos para a organização.

Alguns conceitos e possiveis ações: Não há relacionamento sem conflito. A questão está em se ter competência em como enfrentá-lo produtivamente para as partes. Precisa-se melhorar as competencias: emocionais, técnicas, e gerenciais. Se você quer ter muitos momentos felizes, fale sério e prepare-se para o trabalho duro. Tempo é vida, é mais importante que dinheiro. A maneira como você usa o seu tempo determinará o sucesso ou o fracasso na conquista de seus objetivos. Essa é a competência essencial, que requer treinamento técnico-comportamental com acompanhamento até a implantação do quadro de tempo dos executivos, porque precisa ser vencido um forte condicionamento cultural do brasileiro de não perceber o tempo com um recurso indispensável para realizarmos qualquer atividade, seu consumo é instâneo e insubstituível. O tempo só nos oferece uma única condição: gastá-lo. E aqui, mais uma vez, é determinante que a díade - secretária e executivo - tenha competência emocional e tecnica para que obtenha sinergia e seja produtiva com qualidade de vida.
No seu mês, não falei de flores, dedicação, compreensão, paciência, da boa ouvinte de catarse improdutiva ou até neurótica. Preferi falar da sua relevante função como profissional, que pode e deve contribuir, com sua competência, para o enfrentamento dos desafios que todos os dias as mudanças nos apresentam, considerando como possivel a qualidade de vida da díade e de todos os stakholdes internos e externos.
Jansen de Queiroz Ferreira
Diretor da Gestão Polifocal consultoria e mentoring
jansen@gestaopolifocal.com.br


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.