Café com ADM
#

Dia Internacional da Mulher

Simplesmente elas são maravilhosas. Parabéns mulheres.

Hoje é mais um dia internacional da mulher e elas podem comemorar, afinal é um dia exclusivo para lembrar a importância que as mulheres têm para a sociedade. Reconhecimento conquistado depois de muito sofrimento. Mas será que as mulheres já podem dizer que são plenamente iguais aos homens e não sofrem preconceitos por serem de outro sexo?

É verdade que as mulheres conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e a cada dia aumentam a sua participação nas empresas, em lugares antes ocupados exclusivamente por homens, agora já é comum ver mulheres nas mesmas funções.

Vamos analisar do ponto de vista na hora de uma empresa contratar um homem ou uma mulher. Homens dificilmente faltam ao serviço quando o filho está doente, na maioria dos casos é a mãe que tem que ficar em casa ou levar o filho ao médico. Mulheres ficam grávidas, se tudo correr bem a empresa vai ficar no mínimo quatro meses sem a funcionária durante a licença maternidade, mas a mulher pode ter gravidez de risco e passar quase todo o período de gestação de licença. Neste caso as leis foram criadas para proteger os direitos das mulheres, direito de ficar com o bebê por um período, direito de amamentá-lo, mas sempre elas terão dificuldades no emprego por causa disso. Sem falar que a maioria das empresas não contrata uma mulher se souber que a mesma está grávida. Da mesma forma, durante a gravidez e após o nascimento da criança a empresa não pode demitir a funcionária, pois a gravidez gera a estabilidade no trabalho. Portanto, neste ponto as mulheres sempre vão sofrer algum tipo de discriminação.

Analisando outro ponto. Hoje em dia existem muitas mulheres que ganham muito mais do que os homens, portanto, têm plenas condições de pagar uma empregada para fazer tudo em casa. Ao saírem do trabalho podem chegar em casa, tomar um banho, deitar no sofá, dar atenção para os filhos e para o marido. Portanto, podem se comparar a maioria dos homens que ao saírem do trabalho chegam em casa apenas para descansar, quando não passam primeiro no bar para tomar uma cerveja.

Mas a vida de muitas mulheres não é fácil, pois não ganham tão bem, trabalham muitas vezes apenas para ajudar o marido a sustentar a casa. Ao saírem do trabalho ainda tem que chegar em casa e fazer todo o serviço, desde limpar a casa, lavar roupa, fazer comida, dar banho nas crianças, etc.

Essas mulheres sofrem muito, pois são poucos os homens que ajudam a esposa com as tarefas de casa. Para muitos homens machistas e que não dão o mínimo de valor para a esposa, fazer tarefas de casa é coisa apenas para mulher. Existem homens que não tem a capacidade de dar um banho em uma criança, trocar uma fralda suja, lavar uma louça, preparar uma mamadeira ou até mesmo preparar uma refeição. Mas se a mulher pode ajudar no orçamento de casa, por que o homem não pode ajudá-la com as tarefas do lar?

As mulheres também sofrem muito com as agressões de seus acompanhantes, são muitos os casos de homens que batem em suas companheiras, tanto que até uma lei (Maria da Penha) foi criada para proteger as mulheres. Mesmo assim ainda é grande o número de casos de mulheres espancadas, maltratadas e violentadas. Neste caso as mulheres sempre vão ser o sexo frágil, pois prevalece a força física.

Mas, esquecendo todas as diferenças, a mulher sempre vai ser o ponto de apoio do homem. Homem que se preza não vive sem uma mulher a seu lado. E não existe este negócio de que mulher não precisa de homem para nada. Existe a inseminação artificial, mas de onde veio o sêmen que será utilizado?

Felizes são aquelas mulheres que encontraram alguém que verdadeiramente sabe respeitá-las, amá-las e entender que elas são diferentes, portanto, não precisam ficar se comparando aos homens.

A mulher tem sua importância da mesma maneira que os homens têm. Pena que em muitos lugares do mundo elas ainda são tratadas com total desigualdade e não possuem voz, nem vez.

Mulheres, parabéns pelo seu dia. Gerar novas vidas foi a maior dádiva que Deus deu a vocês, não se humilhem por causa de homens, pois muitos não reconhecem seus valores e não sabem respeitá-las.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.