Café com ADM
#

Dez formas de aumentar seu valor corporativo

Não agüento mais essa história de “pessoas com maior valor agregado”. Às vezes, as pessoas falam tão automaticamente que não percebem o que estão falando. Agregado ao que, meu filho?

Não agüento mais essa história de pessoas com maior valor agregado. Às vezes, as pessoas falam tão automaticamente que não percebem o que estão falando. Agregado ao que, meu filho? Veja bem, se o valor é agregado, é porque o valor foi aposto, anexado, ajuntado. Quer dizer, o valor não é da pessoa, é um apêndice, algo que não lhe pertence. E isso é bem diferente de pessoas com valor intrínseco, inerente. Pois são essas, de valor intrínseco, que realmente fazem a diferença.

Valor não é um penduricalho que forma o que a pessoa tem. Valor forma o ser. A gente até diz eis aí alguém que tem valor (ou de valor). Mas o que ocorre é que alguém tem valor porque É de um jeito ou É de outro. Porque seus hábitos, seus pensamentos, suas palavras, seu comportamento resultam em alguém que agrega mais produtividade, leveza, simpatia, rapidez, genialidade, inovação à empresa que trabalha ou à comunidade que convive. Veja então que a pessoa agrega conquistas à empresa, por causa do valor que tem. As empresas até ficam mais valiosas por causa dos talentos de valor que têm em seus quadros. O correto então é dizer pessoas de valor agregam mais, e não pessoas têm valor agregado. Já o valor inerente existe porque você agrega à sua vida novas competências e habilidades, atitudes positivas e mais conhecimento. Estamos certos, então?


Posto isso, vamos ver agora 10 maneiras de você SER um profissional de maior valor, e que consequentemente agregue mais à sua empresa, sendo disputado a peso de ouro. Não, a peso de diamante, que, afinal, tem muito mais valor. Leia a lista abaixo e agregue essas práticas e idéias à sua vida, para que possas agregar mais à sua empresa, família e comunidade.

Foque nos resultados: Desculpe-me, mas palavras são palavras, promessas são promessas, explicações são explicações, mas só o resultado quantifica e qualifica quem você é.

1. Relacione-se: Escute-me! É impossível crescer sem se harmonizar com os outros, aceitando-os como são, sejam eles colegas, superiores, liderados ou clientes.

2. Coopere: Esteja sempre pronto a servir e ajudar os outros. Isso faz um impacto enorme em como eles te percebem.

3. Seja proativo: Não espere; antecipe-se, mova-se, vá lá e faça.

4. Aprenda: Atualize-se constantemente nos conhecimentos gerais e específicos de sua função.

5. Mude: Abra sua mente para o novo, para as mudanças. E faça isso antes que você seja mudado.

6. Inove: Pergunte-se constantemente e por que não?. Use sua imaginação. Principalmente em tempos de crise, ela é mais valiosa que o conhecimento.

7. Motive-se: Nada de esperar o melhor momento, a melhor circunstância para se sentir bem, para se motivar. Sinta-se bem a partir de seus pensamentos positivos, para assim criar bons momentos e circunstâncias melhores para sua vida.

8. Discipline-se: Principalmente para determinar-se a fazer o que precisa ser feito, e não somente o que gosta de fazer. Os profissionais valiosos fazem a tarefa, independentemente de gostarem ou não, simplesmente pelo fato de amarem sua função e de estarem comprometidos com seu sucesso.

9. Comprometa-se: Não basta querer, nem estar convencido de que algo precisa ser feito. Tem que se comprometer com a ação, aceitar que você precisa renunciar algo em benefício do que tanto deseja, do que tanto quer.

10. Ame: É isso mesmo. Você precisa também desenvolver o amor. E a razão é simples. Quem ama faz melhor e faz pelos interesses corretos. Faz porque vê em seu trabalho a expressão de seu ser. Vê em seu trabalho a possibilidade de realização pessoal e de fazer a diferença, de uma forma ética e responsável. E por amar tanto a possibilidade de fazer pelo outro, acaba fazendo mais. Ou você não notou que acabei por colocar 11 maneiras, ao invés de 10, como tinha prometido?

Compromisso de hoje: Vou SER um profissional de maior valor.

Abraços, bênçãos e SUCESSO!



ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.