Desintoxicação do trabalho no setor público

O Serviço Público é totalmente impactado não só pela visão daqueles que não trabalham nele, como principalmente por aqueles que são seus membros, com o passar do tempo os servidores relaxam, se desmotivam, e o processo passa a ser lento e muitas vezes sem continuidade, como motivar pessoas que já foram contaminadas pelo vírus da “comodidade”?

Toda vez que temos ciência de algum concurso público, nos passa duas mensagens instantâneas na cabeça: o trabalho é eterno nunca serei mandado embora e trabalharei pouco e receberei muito.

E se pararmos para refletir, que ao entrar num órgão público você é seu próprio chefe, você paga seu próprio salário, afinal de contas contribuímos com tributos, impostos que não são poucos: municipais, estaduais e nacionais. E aí você gostaria de pagar muito a alguém por fazer um trabalho improdutivo? Alguém que trabalhasse somente quando bem quisesse e recebe-se todo mês seu suado dinheiro sem ofertar um trabalho de qualidade em troca? Certamente a resposta é não!

O que infelizmente acontece é que matamos as pessoas que chegam cheias de gás, que chegam querendo muito fazer, apagamos sua motivação dizendo: Isso não vai dar certo... você não é pago para isso... você é novo aqui logo se acostumará! Mais pera aí, devemos nos acostumar com que há de errado? Há não cumprir horários, a faltar sem justificativas, mesmo saindo do nosso bolso o pagamento dos mesmos?

Não se deixe contaminar pelo vírus da comodidade, lembre-se, quando sua mãe dizia você não é todo mundo, você é um ser pensante, capaz de fazer escolhas, você é livre para nadar contra a maré, não queira ser mais um funcionário, queira ser o funcionário, não sonhe apenas em ser reconhecido, trabalhe para merecer reconhecimento, não troque seus valores por dinheiro, porque valor é diferente de preço.

Não deixe as pessoas te intimidarem por estarem a mais tempo que você na organização, exiba presença, mostre para o que veio, quem é você e o que deseja realizar e como fará, não se abata com as críticas, piadas sem graça, seja coerente consigo mesmo, não desista de oferecer um trabalho de excelência porque outros não o fazem, cobre as pessoas, ao seu chefe, não deixe de cumprir seu dever como cidadão que agora está representando a outra ponta, não queira ser chefe, seja líder de si mesmo, governe sua vida, suas opções, não mate seus ideais e seus sonhos, seja ambicioso, dê exemplo, seja modelo, não tenha medo de crescer e aparecer, e se você não for feliz saiba qual a hora de partida, seres desmotivados são infelizes, não deixe ninguém apagar sua luz própria, você nasceu para o sucesso, não aceite menos que isso.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento