Desenvolvimento dos talentos: uma forma de alcançar o sucesso
Desenvolvimento dos talentos: uma forma de alcançar o sucesso

Desenvolvimento dos talentos: uma forma de alcançar o sucesso

Quem atende seus clientes? Quem cuida dos recursos financeiros ou da infraestrutura do seu negócio? Quem tem ideias? Para todas as perguntas, somente uma resposta: as pessoas.

Em tempos de produtos e serviços comoditizados, ou seja, com características homogêneas e de difícil diferenciação, é preciso encontrar algo que possa levar a empresa por caminhos mais competitivos.

Considerando que o desenvolvimento de novos produtos ou sua modificação requer muita pesquisa e altos investimentos em infraestrura e, mesmo assim poderão ser facilmente copiados, se fazer necessário “abrir os olhos” para o capital intelectual, ou melhor dizendo, para os talentos potenciais presentes nas organizações.

A chave da diferenciação pode estar presente em cada uma das pessoas que compõem o quadro de colaboradores da empresa, que conhecem todos os aspectos do negócio e estão mais perto dos problemas que precisam ser solucionados.

Se analisar bem: quem atende seus clientes? Quem cuida dos recursos financeiros ou da infraestrutura do seu negócio? Quem tem ideias? Para todas as perguntas, somente uma resposta: as pessoas.

Mas nem sempre estes talentos estão preparados para identificar e atuar sobre os problemas recorrentes em seu dia a dia. Por isso os gestores precisam se atentar e começar a promover o treinamento e desenvolvimento daqueles que são a fonte de inovação na empresa.

Para se tornar uma empresa inovadora a mesma precisa primeiramente mudar o foco da gestão de pessoas, deixando de ser apenas o órgão cumpridor da legislação e passar a perceber e potencializar os talentos de sua equipe, promovendo o desenvolvimento contínuo.

Desenvolver a equipe é torná-la preparada para atuar, descobrir novas formas de fazer, de solucionar problemas e tomar decisões. Ações estas, que trarão benefícios imediatos para a organização, pois, processos melhorados significa cliente satisfeito e consequente valorização da imagem empresarial.

Além disso, o ato de se preocupar com o desenvolvimento do colaborador pode trazer um benefício essencial para os resultados no negócio: a motivação. É sabido que funcionário satisfeito é sinônimo de melhoria no clima organizacional, melhor integração da equipe, incentivo à criatividade e inovação e aumento da produtividade, que nos leva a um denominador comum: sucesso.

Por isso, promover o treinamento e desenvolvimento das pessoas deve ser percebido como o investimento de maior retorno para um negócio, visto que é através delas que se encontrará meios de fortalecer ou descobrir o seu diferencial competitivo, alavancando resultados e encurtando o caminho para o sucesso.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento