Desenvolva sua autoconfiança para se comunicar melhor

Profissionais renomados passaram por situações embaraçosas até descobrirem o poder que todos nós temos para nos comunicar com as pessoas.

Observe que as pessoas que se comunicam de forma dinâmica e persuasiva têm uma autoconfiança primorosa, podemos citar alguns exemplos os apresentadores Sílvio Santos e Luciano Huck, os escritores palestrantes Augusto Cury e Lair Ribeiro, a jornalista e entrevistadora Marília Gabriela, entre tantos outros, mais saiba que nem sempre foram assim, muitos destes profissionais renomados passaram por situações embaraçosas até descobriram o poder que todos nós temos para nos comunicar com as pessoas.

Por essa simples razão é importante que todo profissional moderno saiba desenvolver sua autoconfiança, caso contrário, poderá perder chances que a vida nem sempre as repetem. Daí nasce a importante de investir na nossa autorreflexão para podermos descobrimos como podemos confiar mais no nosso poder de nos comunicar com as pessoas, onde precisamos melhorar a nossa maneira de interpretar os fatos e tomarmos a melhor decisão possível através de uma comunicação assertiva.

Um profissional autoconfiante sabe o que quer, como quer e porque quer, investe tempo e dinheiro para melhorar cada vez mais sua performance profissional.

Podemos entender, portanto, que para nos comunicarmos bem precisamos confiar primeiramente na maneira como lidamos com as adversidades da vida, esse é um importante passo para que a nossa vida tenha uma sentido maior de ser, isso porque diante os enormes obstáculos que vamos enfrentando precisamos no nosso cotidiano melhorar o nosso poder de sermos mais resilientes e isso só será possível se a nossa comunicação for firme, coerente e verdadeira.

Se você profissional moderno muitas vezes não está conseguindo os melhores resultados em sua carreira, quem sabe não está na hora de investir mais tempo em leituras, cursos e observações diárias para melhorar sua comunicação como um todo, pois tenha certeza que sem uma comunicação certa perdemos muitas chances de avançarmos, afinal, uma boa comunicação nos abre portas e nos lançam a um futuro mais promissor.

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos”.

Charles Chaplin

Aqui vai um super alerta: Invista sempre no seu autoconhecimento e não tenha vergonha de pedir feedbacks das pessoas de sua confiança para que as mesmas lhe avisem quando algo que você quis dizer não foi bem aceito-entendido pelas pessoas.

Então, abra-se sempre ao novo, invista no seu autoconhecimento e avance cada dia mais, pois se você não confiar em você mesmo e no seu próprio talento, além de se sentir um “derrotado” não terá forças suficientes para seguir em frente, portanto, lembre-se que você pode muito mais do que já conseguiu até aqui.

A saber: Uma mente aberta para o aprendizagem é um passaporte seguro para a viagem dos seus sonhos rumos ao tão desejado sucesso.

Esse texto faz parte do livro Comunicação Pessoal & Organizacional dos consultores Eugênio Sales Queiroz e Célio Costa.

ExibirMinimizar
aci baixe o app