Deseje, planeje e realize através de ferramentas de coaching

Você já desejou o que quer para o ano de 2016, não é mesmo? Afinal esse é apenas um dos muitos rituais de todas as passagens de ano, assim como vestir-se de branco, pular sete ondas, comer lentilhas e etc. Mas se quiser que seus desejos/objetivos se realizem é preciso planejar.

Planejar significa determinar antecipadamente as atividades que devem ser desempenhadas visando alcançar o que foi proposto.

Mas, infelizmente, é na transição do “querer” e do “fazer acontecer” que muitas pessoas por falta de conhecimento e preguiça acabam procrastinando para o ano seguinte o que queriam para o atual ou até mesmo desistem.

Neste artigo, mostrarei um roteiro prático de como utilizar uma das inúmeras ferramentas de coaching (adaptada da administração, onde é utilizada para planos de negócios com a finalidade de conseguir ser o mais assertivo possível em metas, e, dessa forma, prever os possíveis cenários.) para planejar: a ferramenta SMART.

S – Specific ou específica

M – Measurable ou mensurável

A – Achievable/attainable ou atingível/alcançável

R – Relevant ou relevante

T – Time ou tempo

O S corresponde a specific ou específica. Quer dizer que seus desejos/objetivos precisam ter especificidades, de preferencia com números e dados. Exemplo: comprar um carro que custa R$ 70.000. Outro exemplo: emagrecer 10 Kg. Não é aconselhável escrever desejos/objetivos de forma ampla como apenas “emagrecer”. A falta da quantidade de quilos que estão formalmente atrelados ao que se quer, impede que se tracem planos específicos para o tamanho do desafio em questão e, consequentemente, os desejos/objetivos não serão mensurados e atingidos na sua totalidade.

O M vem de measurable ou mensurável. Isso quer dizer que, para todos os desejos/objetivos escritos, é preciso determinar o indicador que determinará a sua evolução. Retornando ao exemplo do emagrecimento: o indicador seria a quantidade real de peso perdidos semanalmente ou mensalmente.

O A significa a achievable ou attainable, que significa atingível ou alcançável. Este item pontua que os desejos/objetivos podem até ser ousados, porém dentro de uma realidade possível. Do contrário, isso vai provocar desmotivação e desistência precoce. Para estabelecer objetivo de perda de peso, por exemplo, não se pode arbitrariamente definir uma quantidade maior do que as recomendadas por um médico ou nutricionista dentro do tempo proposto.

O R vem de relevant, o que significa que cada desejo/objetivo precisa ser realmente relevante para um objetivo maior. Exemplo: O objetivo maior em perder peso é tornar-se uma pessoa mais saudável, com menos riscos de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, etc.

E por fim, o T de time, quer dizer que todo desejo/objetivo precisa de um prazo definido. Não podem existir desejos e objetivos com datas em aberto, do contrário eles serão sempre deixados “para lá” dentro da rotina diária.

A utilização da ferramenta SMART é uma forma simples e acessível de gerenciar desejos/objetivos, portanto, não espere mais para colocar em prática. Com toda certeza ela aumenta suas chances de sucesso nos seus sonhos de vida.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento