Desmentindo o mito: na crise não há oportunidades

Neste artigo, Channa Sanches Vasco desmente o mito de carreira de que na crise não há oportunidades e apresenta fatos concretos de que é possível crescer profissionalmente, mesmo em época de "crise".

Hoje vou desmentir o mito #5: na crise não há oportunides.

Em tempos de crise a sensação de que o universo conspira contra todo mundo. As vendas no comércio caem, a produção industrial mingua, os agricultores perdem sua colheita... Enquanto isso o governo aumenta as taxas, o supermercado fica mais caro... Parece que entramos num ciclo vicioso, não é?!

A boa notícia é que “parece” que entramos... “parecer” não é “ser” nem “estar”!

Gosto muito de uma frase do Henry Ford. Muito mesmo! Tanto que vivo citando em meus artigos, treinamentos e atendimentos:
“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.” Henry Ford

Na prática isso quer dizer que, se você pensa que está em crise, preso num ciclo vicioso no qual a situação só vai piorar, você está certo e as coisas vão piorar.

Se você acha que há infinitas oportunidades, abrindo um ciclo virtuoso, na qual a situação só vai melhorar, você também está certo e as coisas vão melhorar.

Mas Channa, como assim?! A situação política ou econômica está em crise. Não é uma questão de pensamento positivo ou de ponto de vista... é fato! Tá lá nos jornais!

Calma... vou lhe dar a orientação que o T. Harv Eker (aquele da Mente Milionária) disse quando esteve no Brasil: muitas oportunidades estão na solução de problemas. Quanto maior o problema que você consegue resolver, melhor será remunerado pelo seu trabalho.

Então, quer um momento mais cheio de problemas do que quando a economia está em “crise”?! Os problemas estão em toda parte e há muitas pessoas dispostas a remunerar bem quem conseguir solucioná-los e trazer um pouco de tranquilidade.

Mas se você acha que está em crise, só vai procurar argumentos que comprovam sua teoria e não vai nem perceber as oportunidades que estão bem na sua frente. Só vai ver problemas.

Agora, se você acha que está em um período cheio de oportunidades, você vai procurar por argumentos que comprovam que está certo e vai enxergar as diversas chances que estão batendo na sua porta.

Essa é a lógica por trás do pensamento de Henry Ford.

Por isso, se olharmos com cuidado as ações da Bovespa vamos encontrar diversas empresas que cresceram muito nos últimos dois anos. Neste ano tive o prazer de acompanhar de perto como algumas pessoas se tornaram milionárias, mesmo com o país chorando sua “crise”.

Por isso gosto muito de contar a história incrível do Ivan Misner. Em meados da década de 80, durante uma grave recessão econômica nos Estados Unidos, ele perdeu um cliente. Mas não era qualquer um, era um cliente que bancava 80% do seu faturamento!

Assim, da noite para o dia, o faturamento da sua empresa despenca 80%. As chances da sua empresa quebrar eram enormes, teria que demitir funcionários competentes que se dedicaram muito e que também tinham suas famílias para alimentar.

Neste momento, ao invés de se desesperar pela falta de “sorte”, ele resolver investir na ampliação de sua rede de relacionamento. Montou uma empresa baseada nesse estilo de negócios que hoje é a maior rede de relacionamentos empresariais do mundo, com 160 mil membros e movimentando US$8,6 bilhões em mais de 60 países.

Sorte? .... Esse resultado só foi possível por causa da crise.

Algumas pessoas perguntam: Por que isso não acontece comigo?

A grande questão é que a grande maioria dos profissionais escolhem VIVER a crise ao invés de descobrir como SUPERÁ-LA.
E aí? Ainda vai ficar chorando e dizendo que em época de crise não há oportunidades ou vai erguer os olhos e ficar atento às chances de crescimento que estão bem diante de nós?

Ok, foi demitido? Que tal usar esse tempo para se reinventar, estudar ou fazer algo que lhe traga RESULTADOS?

Está desanimado no trabalho, mas tem medo de sair por causa da crise, que tal criar um Plano B de Carreira e dar a volta por cima?

Quer empreender mas está achando que a crise não vai deixar? É hora de parar, refletir e criar estratégias de como SUPERAR a crise.

Sente-se pouco reconhecido no trabalho e acha que na crise não tem oportunidades? Pensa em como resolver os problemas que os colegas não querem e se DESTACAR!

Períodos de crise são ótimos para a gente ter mais sucesso e felicidade no trabalho, sabe por que?

Por que enquanto muitos choram, você pode VENDER LENÇOS.

DE QUAL LADO DA CRISE VOCÊ QUER ESTAR?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento