Definindo o Consultor

Os consultores profissionais brasileiros atingiram elevado nível de proficiência por conta do permanente aprimoramento técnico do setor

O que faz o consultor?

Identifica, com o cliente, a Situação Atual e a Desejada– as decisões erradas têm início pela errônea definição do real Problema.
Identificado o Problema, analisado e interpretado, elaborado, com o cliente, o Diagnóstico, averígua a origem, a causa, do Problema, escolhem a alternativa, qual o instrumento/ferramenta, inicia a implantação de soluções (para a criação, melhoria e correção/ retificação de estruturas, processos, políticas e/ou estratégias organizacionais), participa ou não do acompanhamento, e mensura os resultados.

Desperta o cliente para novas oportunidades e (vi) e, com o olhar de distanciamento, enxerga ameaças à empresa-cliente.

Principais vantagens para a empresa na contratação de um Consultor

As principais vantagens são:

- independência;
- visão externa;
- neutralidade;
- experiências múltiplas;
- atenção concentrada e tarefas temporárias (princípio, meio e fim).

Os consultores profissionais brasileiros atingiram elevado nível de proficiência, resultado tanto do permanente aprimoramento técnico como da experiência no trato dos mais diversos problemas das empresas públicas e privadas. E hoje fazem escola!

O que as empresas esperam de um Consultor?

Para intervir na disfunção detectada,

- sugerir,
- atenuar defasagens,
- suprir uma competência, por ser opinião “de fora”, independente, isento.

E quando da mudança no negócio e/ou na demanda, para aconselhar,

- recomendar,
- tornar transparente a realidade não percebida ou abafada pelo dia a dia corporativo.

Por que o Curso de Desenvolvimento de Consultores?

Intensivo, é o mergulho profundo na Consultoria, convívio e diálogo com experientes professores- consultores (4 décadas ininterruptas de Consultoria), trabalho em grupo, networking para formatação de parcerias. É o visitar as Diretrizes e as situações reais (vivências e estudos de casos).O curso levará o participante a:

- conhecer e discutir os papeis e estilos do Consultor,
- os modelos de atuação,
- o Mercado e Tendências,

E ensinará:

- como se posicionar,
- como fazer uso da Comunicação, do MKT,
- como Vender serviços Intangíveis e não Apartados do Consultor,
- Como se comportar do contato inicial à boa venda da Consultoria e
- a Organizar a sua consultoria.

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    Luiz Romano

    Luiz Romano

    É consultor organizacional, diretor do Laboratório da Consultoria, coach para desenvolvimento em Consultoria, professor dos Cursos de Desenvolvimento de Consultores Presenciais e Online. presidente da ABCO Associação Brasileira de Consultores, colunista do Ouvimos por aí, do Administradores.com.br, coordenador do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil - 2011/12, 2014, 2015, 2016 2017 e 2018.

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