Café com ADM
#

Decidir: receita de sucesso ou fracasso ?

Circula pela internet uma frase muito interessante, que pode nos dar algumas lições sobre gestão empresarial: Não posso lhe dar a receita do sucesso; mas a do fracasso é querer agradar a todos. Infelizmente a divulgação pela rede mundial de computadores fez desaparecer a autoria da mesma mas este ensinamento tem muita valia sobre o processo decisório para gerentes. É atribuição natural das funções de um gerente decidir. Tomar decisões é posicionar-se, mesmo que para isso algumas idéias e seus defensores sejam preteridos. O administrador que pretende agradar a todos acaba descontentando todo mundo. Isso não significa que nesse processo deva ser rude ou injusto, mas compreender os fatos de uma melhor maneira e fazer com que sua equipe compreenda os motivos que levaram à essa ou aquela atitude. O processo tradicional de tomada de decisão, também chamado de modelo racional, apresenta três estágios: identificação e definição do problema; geração de alternativas de soluções; e seleção e implementação da solução. Num processo diário de ações, em que um gestor deve apagar os incêndios do cotidiano e, ao mesmo tempo, planejar as atividades de melhoria da empresa, sobra pouco tempo para avaliar em cada um dos casos o problema, as possíveis soluções e tomar a decisão. Como ato de contínuo aprendizado, o administrador deve refletir sobre suas decisões para aumentar gradativamente o nível de acertividade. Jones Gareth, autor de Organizational theory: text and cases afirma que os gerentes precisam ser estimulados a desaprender idéias antigas e testar suas habilidades de tomada de decisão. O autor aponta que para melhorar estas habilidades poderiam: coletar novas informações para avaliarem novas alternativas (pesquisas mostram que, na prática, essas idéias não são bem aceitas); converter eventos em oportunidades de aprendizado e assim motivarem-se a encontrar novas respostas e formas de visão para algumas situações; e gerar novas alternativas de comportamento, motivando a aprendizagem. Aprenda com suas decisões e tenha você também a sua receita do sucesso. Claudio Marlus Skora é administrador, economista e mestre em Administração de Empresas. Entre em contato com suas colaborações, críticas e dúvidas: claudio_skora@hotmail.com
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.