De que você tem medo?

O medo é uma emoção que pode limitar suas ações e impedir que atinja seus objetivos na vida. Por isso, é vital entender a origem do medo e como se livrar dele

O medo é uma emoção humana natural que aparece quando estamos em uma situação de perigo ou ameaça. Ela é importante neste momento exato e deveria entrar em ação somente quando há algo no ambiente presente que possa nos causar algum dano real.

O medo começa a ser um problema quando ele aparece, de uma hora para outra, sem que exista nada ao nosso redor que o justifique.

Existem também medos específicos como o de dirigir, de altura, de barata, de falar em público, de fracassar etc. Mas quando queremos nos livrar deles, não há nenhum benefício ou vantagem em catalogar ou classificar os tipos de medos. Medo é medo, e só deveríamos senti-lo quando há uma razão real e presente no aqui e agora.

Mas o que podemos fazer se sentimos medos ilógicos, irracionais, que não se justificam? O primeiro passo é entender como a mente funciona.

Mente Analítica versus Mente Reativa

A maioria de suas memórias está gravada na parte consciente de sua mente, aquela que você usa para pensar, lembrar e calcular. No livro Dianética, é chamada de Mente Analítica – porque você a usa para analisar informação e tomar decisões racionais que irão melhorar sua vida.

Com uma mente tão maravilhosa como essa que acabei de descrever, por que as pessoas fazem tantas bobagens, cometem tantos erros e têm tantos medos? O autor do best-seller Dianética, o filósofo L. Ron Hubbard foi atrás desta resposta e por isso descobriu a mente reativa.

O fato é que algumas de suas experiências estão gravadas numa parte diferente da sua mente – uma parte que não pensa racionalmente e que não pode tomar decisões sensatas. Esta é a Mente Reativa. “Reativa” porque o controla e influencia suas decisões, sem que você nem sequer saiba disso, causando que você reaja perante estímulos do ambiente de uma maneira muito automática. Ela produz emoções prejudiciais e inibidoras, assim como sensações e comportamentos ilógicos e irracionais.

Como funciona a Mente Reativa

Sua mente reativa contém todas as percepções e sensações de cada experiência dolorosa de sua vida. Estes incidentes permanecem registrados de forma bem profunda, abaixo de sua consciência. Posteriormente, quando você fica exposto a situações similares, essas gravações são reativadas, numa tentativa de evitar situações semelhantes às experiências dolorosas do seu passado. Infelizmente, esses incidentes dolorosos tem o poder de controlar suas emoções, seus pensamentos e suas ações –contra sua vontade e decisão.

Portanto, quando você sente qualquer tipo de medo ilógico, é a mente reativa remexendo em alguma experiência de perigo, ameaça e consequente medo real que ficou registrada em algum período de seu passado.

A solução é entender estes mecanismos da mente muito bem a assim impedir que a mente reativa aja livre e solta contra você. Através da compreensão completa do funcionamento da mente, você alcançará um nível bem mais elevado de autoconhecimento, autoconfiança e poderá se livrar de todos os seus medos!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento