Dê bom dia ao seu Lucro Líquido!

Empresários: Seu Lucro Líquido começou a ser construído hoje pela manhã, nos primeiros minutos quando cruzou pelos corredores de sua empresa, e gentilmente sorriu para sua equipe desejando-lhes um ótimo dia!

Não há como querer colher laranjas se todos os dias tem plantado tomates!

Atualmente muitos gestores plantam todo dia pela manhã sementes de tomates grandes e vermelhos, dos quais seus líderes, sua equipe, seu time não sabem plantar outra coisa que não esse mesmo “tomatão”. E quando chega o final do mês, quando vão colher a lavoura, como que num estado de “burrice organizacional” esperam colher lindas laranjas doces e saudáveis.

Se você é um empresário, autônomo ou colaborador de uma empresa e grande interessado em saber mais sobre LUCRO LÍQUIDO, atenção a matemática reversa dos seus resultados.

Isso mesmo! Não basta saber construir um exemplar DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), encontrar o PE (Ponto de Equilíbrio) da sua empresa, analisar despesas, aumentar faturamento e diminuir custos se você não tiver a sensibilidade de perceber que esses resultados bons ou ruins vem do esforço diário de toda sua equipe. Então se não há equipe, não há resultado, lucro e muito menos análises financeiras. Sim!

Afinal, como construir uma equipe?

Tudo começa com o bom dia! Uma simples mudança de comportamento capaz de retirar um grupo na inércia e transformá-los em um time! Já conheci empresas em que líderes não diziam bom dia! E muito menos: Muito obrigado! Justificando estarem ocupados demais com o Planejamento Estratégico da Empresa, um pouco incoerente para mim.

Comprometa-se com resultado! Desenvolva a missão da sua organização, dê ao seu time uma inspiração para que eles sintam-se orgulhosos em dizer: Eu trabalho aqui! Retire essa responsabilidade do Marketing e crie você junto com sua equipe valores organizacionais sendo inadmissíveis de serem rompidos, viva por cada um deles e comece de você o exemplo.

Desenhe os processos organizacionais, deixe claro as responsabilidades e construa uma identidade para sua organização. Comemore com seu time a vinda de um novo cliente ou uma boa negociação com seus fornecedores, são essas pequenas comemorações que permitirão com que eles sintam-se parte do resultado.

Dedique tempo para descobrir o talento de cada um de sua equipe! Delegue e confie! Esse é seu papel como líder, não tire autonomia e pare de justificar suas faltas de retorno. Destine um tempo para conversar com sue time, sugira a eles que participem com ideias, e adote a meritocracia. Aprenda a dar e receber feedback e caminhe mais pelos corredores de sua empresa.

Seja firme quando tiver que ser firme e estenda a mão quando preciso. Extraia do seu time o melhor, invista no crescimento pessoal, intelectual e profissional de cada um deles. E perceba nas entrelinhas de uma atividade corriqueira seus enormes talentos. Cumpra o que prometeu e aprenda a pedir desculpas. Gerencie melhor seu tempo e jamais se esqueça:

Construir um grupo de pessoas é fácil, mas construir um time, uma equipe é para poucos, afinal LIDERANÇA é pelo exemplo e não pela imposição.

Dessa forma reflita que o resultado não passa de uma consequência de atitudes bem administradas e se quer observar ao final do seu DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício) um LUCRO LÍQUIDO, mude seus comportamentos e aprenda hoje a dizer: Bom dia!

ExibirMinimizar
aci baixe o app