Da série "Administrar é preciso": o sistema

Por mais que tentemos, não podemos ignorar que vivemos num sistema, segundo o qual cada um tem o seu papel e o seu propósito.

O título deste texto não se trata de uma introdução a uma resenha de livro ou de filme de ficção científica. Trata-se de um tema bastante trabalhado nos cursos de Administração, ainda que intuitivamente, e que proporciona uma leitura mais precisa da realidade que nos cerca nas empresas, na sociedade e, até mesmo, em nossas vidas.

Mas afinal, qual é a definição mais adequada de um sistema?

Em linhas gerais, um sistema é um conjunto de partes interrelacionadas e interdependentes voltadas para um objetivo. Tal conceito tem sua origem na Teoria Geral de Sistemas (TGS), desenvolvida pelo biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy e difundida entre os anos 1950 e 1960.

Com base nessa teoria, um outro conceito muito trabalhado em Administração também ganha força e relevância: o de sinergia (sincronia + sintonia), segundo o qual o todo é maior que a soma das partes.

Quanto aos elementos que definem um sistema, temos: inputs, processos, outputs, feedback, abrangência e limites do sistema, ajustes e adaptações do sistema e objetivos.

Para ilustrar o exposto acima, pensemos num sistema político. Independentemente de quem governa esse sistema, o seu objetivo sempre será a conquista e manutenção do poder sobre a sociedade.

Em vista disso, os recursos humanos, financeiros, materiais, e tecnológicos vão interagir entre si de maneira a constituir os inputs, processos e outputs, bem como proverão o feedback necessário para retroalimentar o sistema.

Quanto à abrangência e ao limite do sistema político, isso dependerá do espaço onde está situada a sociedade em questão.

Quanto aos ajustes e adaptações do sistema político, eles ocorrerão de maneira constante e permanente, de maneira que os elementos permaneçam em sintonia e sincronia na consecução dos objetivos traçados por quem governa esse sistema.

Fica mais essa dica de gestão. Um forte abraço a todos, tenham um ótimo feriado e fiquem com Deus!

:.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento