Da globalização à sociedade do conhecimento

Hoje quem possui conhecimento pode tanto dominar como desenvolver setores da sociedade, pois tem como ponto central o saber.

O mundo que conhecemos ontem não é o mesmo hoje e não será o mesmo amanhã. Estamos em constante mudança. A tecnologia é um dos principais responsáveis pelos avanços da informação e do conhecimento. A informação e o conhecimento são os recursos estratégicos das novas dinâmicas do mundo globalizado.

É impossível falar de globalização sem falar da Internet, que a cada minuto nos proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar. A globalização é exatamente isso, uma conexão em tempo real da informação e do conhecimento em pleno progresso, como a internet, por exemplo, que eliminou barreiras geográfica e temporal.

Hoje quem possui conhecimento pode tanto dominar como desenvolver setores da sociedade, pois tem como ponto central o saber. O conhecimento transformou-se no principal fator de produção no mundo contemporâneo. O grande volume de informações existentes contribui para tornar o conhecimento uma ''arma'' a disposição das pessoas e das empresas para vencer a competitividade. A comunicação passou a ser valorizada, pois é o meio pelo qual se disseminam as informações, agregando valor aos indivíduos que conseguem transformar essas informações em conhecimentos.

A Globalização é um fator condicionante de toda ação administrativa. A evolução tecnológica acelerada é outro fator fundamental para a compreensão das mudanças que estão ocorrendo e o administrador precisa acompanhar e estar atualizado com essas mudanças.

O administrador é responsável por criar meios para que a empresa atinja os objetivos propostos, independente da área, por isso precisa conhecer seu ambiente de trabalho, seu mercado e seus clientes, criando comportamentos alternativos. Essa visão das transformações e movimentos no meio ambiente é que poderá nortear as decisões estratégicas na empresa, e a habilidade para lidar com a tecnologia e seus efeitos colaterais é crucial para o sucesso empresarial.

Capacidade de equilibrar, criatividade com a perspicácia para encontrar soluções, visão globalizada e estratégica, personalidade administrativa, habilidade para relacionar-se com pessoas, capacidade de comunicação e liderança, senso de responsabilidade social, rapidez para adaptar-se ás mudanças e reagir positivamente a eles, conhecimento das operações da empresa, foco nos resultados, motivação, curiosidade intelectual, modéstia, autocritica vigilante, apetite pelo feedback, mecanismos conscientes para criar, coletar e disseminar conhecimentos e pré-disposição à experimentação são alguns pontos importantes do perfil do administrador contemporâneo.

A gestão de pessoas é hoje uma grande preocupação de muitas organizações, esse processo visa à satisfação de seus funcionários para que, motivados, executem suas tarefas com eficiência e eficácia. As organizações que valorizam o capital humano obtêm resultados extraordinários, pois o capital humano é o recurso mais importante das organizações. Você é importante para sua empresa.

O RH estratégico é um RH que auxilia a organização a implementar a estratégia. Ser um RH estratégico é fazer parte do negócio, é fazer parte das decisões cruciais da empresa, é conhecer o mercado (clientes, fornecedores, concorrentes), é atuar como parceiro dos clientes internos, entendendo a necessidade de cada um e provendo soluções que gerem valor para eles, através de pessoas preparadas, motivadas e engajadas, em todos os níveis.

Um RH estratégico não mantém o funcionário por equidade externa de salários, mas pelo orgulho de trabalhar ali e fazer parte de um time vencedor.

Você faz parte de um time de vencedores?

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento