Custo: o álibi perfeito contra a crise

Você conhece todo os custos da sua empresa, ou até mesmo os custos do negócio que está querendo iniciar? Se sua resposta foi não, acho melhor você buscar isso o quanto antes

Será que realmente todos os problemas que estamos enfrentando hoje, são devidos a essa crise que tanto ouvimos falar e sentimos na pele? Ou será que estamos usando este pretexto para não sermos criativos, eficientes, inovadores e destemidos! Para muitos, acredito que a carapuça vai servir, claro, estamos passando por maus bocados, sendo afetados de vários lados, mas, estes aos quais estou me referindo, são os que culpam a crise, quando na verdade o que existe é uma falta de gestão e atitude.

O custo nem sempre foi uma palavra levada tão a sério no meio empresarial, principalmente em décadas passadas, quando o foco era a produção em massa, e o acumulo de estoques era visto em várias etapas, principalmente no final do processo de fabricação. No entanto, esta mesmas industrias tiveram que mudar suas perspectivas, baseadas numa nova era.

Com a mudança do perfil dos consumidores e a complexidade do mercado, tão logo o custo ganhou força e representatividade nas estratégias das empresas, ou seja, um aumento na concorrência desencadeou certos cuidados e um planejamento mais criterioso.

Nos dias de hoje, podemos considerar que a gestão de custos é indispensável para iniciar e manter um negócio, devido à similaridade de produtos e muitas vezes de serviços, tendo a gestão dos custos envolvidos nestes processos ,como “arma estratégica” para criar um diferencial competitivo, capaz de superar crises como essa que estamos vivendo.

Por isso que no contexto atual, mais do que nunca é preciso conhecer e gerenciar os custos, desta forma, você verá que a crise não é esse “bicho papão” todo que pintam, nem tão pouco o fim dos negócios, mas, é preciso cautela, dedicação e muito, mais muito trabalho mesmo.

ExibirMinimizar
Digital