Custa pagar tributos?
Custa pagar tributos?

Custa pagar tributos?

Pouco falado, porém muito constante no dia-a-dia dos contribuintes, o custo de conformidade está implicitamente na base de toda carga tributária de um país

Quando se fala em tributos (impostos, taxas e contribuições) ou carga tributária, a maioria dos contribuintes, senão todos têm certa repulsa sobre o assunto. Ademais, pior do que pagar tributos é não os ver sendo utilizados de forma correta. Chega-se ao ponto crítico, pois de forma cultural, ao ser pago um imposto automaticamente pensa-se: “Mais uma vez perdendo dinheiro para o governo”, onde na verdade este ato é o cumprimento legal de seus deveres. Pois bem, diante de todo esse cenário real no Brasil de forma indireta, temos ainda os custos para pagar tributos.

Pouco falado, porém muito constante no dia-a-dia dos contribuintes, o custo de conformidade está implicitamente na base de toda carga tributária de um país. Como o próprio nome já sugestiona o fato: “Estar conforme as leis e suas diretrizes”. Este custo está presente em toda ação administrativa, monetária, temporal, sazonal e até psicológica, ainda que de forma fundamental, encarece inevitavelmente o pagamento dos tributos. Ou seja, não se paga exclusivamente tributos, mas necessariamente existe um custo para se pagar tributos.

Contudo, abre-se um leque de questionamentos e oportunidades. Com as ondas de tecnologia e simultaneamente o avanço das ciências, como os administradores (contribuintes) devem se comportar neste cenário?

Por mais que pareça contraditório, a melhor forma de estar conforme ao sistema tributário nacional de forma mais “barata” cuidando para que não sofra muito financeiramente, seria de fato aumentando parte desses custos de conformidade. Investindo em profissionais qualificados por exemplo, seria uma boa provisão e previsão. E isto acaba se tornando uma boa saída, visto que estes custos agregam mais a empresa em diversos segmentos.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    café com admMinimizar