Cultura organizacional: a fotografia do sucesso do Walmart Brasil

Partindo da ideologia em que “a frente da casa é a fotografia do dono”, todos querem que a sacada de sua casa seja a mais linda da rua, assim o agir com integridade é uma característica fundamental do jeito Walmart de trabalhar, que posiciona sua cultura como a fotografia do seu sucesso

A cultura organizacional é uma variável em que os gestores devem disseminar sempre alinhando com os demais elementos da empresa como: tecnologia, estrutura organizacionais e estratégicas. Ela pode explicar os fenômenos que possam ocorrer na trajetória da empresa, podendo favorecer ou até prejudicar no desempenho organizacional. O que vai determinar os processos de formação e/ou de mudança na cultura será o tipo de liderança proposta pelos gestores, que tem o papel de criar, gerir e se for necessário fazer com que haja mudança da cultura, a mudança geralmente procede de implantação de novas tecnologias ou comportamentos.

A cultura tem grande importância na integração dos membros da organização, de modo que eles saibam se relacionar entre si, como irão se comunicar e quais serão os comportamentos aceitáveis ou não, definindo e orientando o que fazer e como fazer.

A cultura Walmart baseia-se na integridade das pessoas, fazendo com que os associados trabalhem com orgulho, e sendo responsáveis pela forma de agir e pelo que faz, com foco nos valores e no reconhecimento por meio da dedicação e eficiência.

Cultura que foi proposta pelo fundador Samuel Moure Walton e foi incorporado naturalmente entre os associados, tem sua base na integridade das pessoas formando um tripé, a saber; respeito pelo individuo, atendimento ao cliente e a busca pela excelência, tornando assim a cultura da empresa o segredo do seu sucesso.

O respeito pelo individuo se baseia em princípios éticos fundamentais e está em primeiro lugar, que constitui como pilares a inclusão, a capacitação e valorização. Com ações orientadas pelo conceito de sustentabilidade e responsabilidade social.

Partindo do ponto que o associado sinta envolvido pelos pilares do respeito ao individuo, resulta na excelência no atendimento ao cliente colaborando para seu próprio desenvolvimento profissional.

A empresa propicia a todos a cultura e atitude de dono, sendo considerado não como funcionários, mas como sócio da empresa, ou melhor, não como recurso humano, más sim como capital humano, é uma idéia de negócio feito de pessoas e para pessoas, onde todos os dias cada um dos associados procuram fazer a diferença com o intuito de ser o próximo a dar mais um passo na carreira profissional.

Contudo, todo associado sabe que existem processos e padrões que não são negociáveis e tem que ser seguido diariamente, como por exemplo, as políticas, procedimentos e treinamentos para no compliance.

Partindo da ideologia em que “a frente da casa é a fotografia do dono”, todos querem que a sacada de sua casa seja a mais linda da rua, assim o agir com integridade é uma característica fundamental do jeito Walmart de trabalhar, que posiciona sua cultura como a fotografia do seu sucesso.

A cultura da empresa é trabalhada em todo o tempo, envolvendo tanto os funcionários como clientes e fornecedores, assim o Walmart consolida a cada dia sua cultura, podendo ser observada facilmente no trabalho dos associados, sempre zelando pela diversidade de pessoas e respeito ao individuo.

Quer que aconteça...

Faça acontecer...

Não é o que você colhe, mas o que você espalha que conta no tipo de vida que você leva. Vamos espalhar coisas boas! - Helen Walton (esposa de Samuel Moure Walton, fundador Walmart)

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