Cultura Corporativa agrega valor

Cada vez mais sabemos que a cultura corporativa, pode fazer uma empresa ser vista como um potencial e ao mesmo tempo uma cultura corporativa, pode fazer uma empresa ser vista como “pouco ou nada interessante”. Como uma cultura pode fazer tanto?

Ontem um amigo, me convidou para ir a um ambiente, para um estudo de antropologia. Ele sabe que adoro antropologia e filosofia (e brincou comigo), me convidando para fazer um estudo da cultura de uma das empresas do grupo onde ele trabalha e, disse que eu ficaria surpresa com o modelo cultural.

Essa empresa do grupo vive uma crise de identidade corporativa e os resultados gerados - atualmente - estão abaixo do esperado. Aqui, temos um exemplo pontual do quanto uma cultura corporativa agrega valor ao negócio.

uanto mais a empresa tem uma cultura e comunica sua cultura, mais forte e com maior potencial para gerar os resultados ela se torna.

Pois uma empresa que tem definida a sua visão de futuro ou legado, como esta sendo definida no cenário corporativo nos últimos tempos, revela-se como fonte de inspiração para profissionais, parceiros, clientes e acionistas ou investidores.

Lógico que saber para onde ela quer ir é inspirador, porém saber o que será feito para dar sustentação ao futuro desenhado, é de grande valia também.

Pois essas duas informações são uma referência para os profissionais que estão dentro da organização e os que desejam entrar.

A cultura é uma forma de ser atraente para quem é interessante para a empresa, quando a cultura está pouco definida é possível ter uma grande rotatividade, pessoas insatisfeitas ou propagam a empresa ao revés, pois existe pouca aderência à cultura e, portanto um sentimento de estar pouco ou nada incluso.

A Cultura Corporativa, favorece um posicionamento primeiro internamente e depois externamente, isso em tempos de crise é uma atitude que conta muito.

Inclusive para que uma empresa fique competitiva é essencial o seu posicionamento, que influencia internamente a atitude dos seus colaboradores que representam diretamente a sua empresa.

Esse posicionamento influencia os seus parceiros e fornecedores, quanto mais alinhados em visão de futuro ou legado, melhor será a aliança às praticas e aos comportamentos, e isso traz sincronismo e ganho para todos os envolvidos.

Uma empresa que tem a cultura de transparência e compromisso com o social, por exemplo, irá buscar parceiros alinhados, que praticam os mesmos valores para desenvolver uma postura de congruência interna e externamente.

Uma empresa quando tem sua missão ou atitudes definidas, é esperado que para ter sucesso pratique o que defini como atitude e crenças, normalmente os valores que defini, serão os condutores de suas atitudes e comportamentos.

Por isso, costumo orientar os executivos no processo de desenvolvimento ou implantação de uma cultura, o quanto é importante avaliarmos com carinho e honestidade o que faz sentido como prática no dia a dia.

Quanto mais a definição for inspiradora para quem está na empresa, melhor será a concretização de sua cultura.

Um dos pontos que hoje faz uma empresa perder a credibilidade é manter um valor ou uma atitude incongruente, falar algo e agir opostamente custa muito para as empresas. Esse cuidado se faz importante, pois quem representa a cultura corporativa são os profissionais. Quanto mais alinhados, mais a empresa ganha e o profissional também.

A cultura quando definida, favorece os processos de contratação e a atração de talentos que estarão afinados a cultura. Uma contratação pautada na cultura é muito mais produtiva. Todos os envolvidos ganham: o colaborador, a empresa, a família do profissional, a sociedade e a relação é sustentável. Relacionamentos sustentáveis estão pautados em uma cultura e valores que tem sinergia entre as partes.

Pois definir de forma palatável uma cultura é torná-la bela aos olhos de quem tem a mesma visão de futuro e os mesmos valores, compondo de formas diferentes para chegar ao mesmo objetivo.

Hoje um valor para grande parte dos profissionais é fazer parte de uma história que o faça ter orgulho de construir, se no passado meus avós trabalharam em uma empresa para ter segurança e garantir seu emprego, hoje desejamos fazer parte de uma empresa que irá agregar valor na história. E que faz história com os valores que a pessoa valoriza, sejam eles quais forem. Os profissionais buscam hoje uma empresa que tenha uma visão de legado, para que ele possa construir esse legado também. Então que possamos fazer a melhor história começando com a definição da cultura corporativa!

ExibirMinimizar
Digital