Cuidar de um bem precioso

Todos os dias temos uma tarefa essencial para a nossa carreira e nossa vida. Cuidar de um bem que é tão precioso e que por muitas vezes somente damos por sua falta quando nos vemos sem ele.

Todos os dias temos uma tarefa essencial para a nossa carreira e nossa vida. Cuidar de um bem que é tão precioso e que por muitas vezes somente damos por sua falta quando nos vemos sem ele. Esse bem a cada momento se torna mais escasso e nem conseguimos sequer pensar sobre ele da forma mais correta.



Durante uma palestra que efetuei em uma universidade do Rio de Janeiro, um participante me abordou ao final para perguntar qual era a fórmula mágica sobre como administrar o tempo. Disse que já havia tentado uma infinidade de técnicas e que nenhuma delas havia dado certo com ele. Disse inclusive que já havia abandonado a idéia de que o tempo pudesse ser administrado.



Certo de que ele estava em apuros quanto a sua administração deste bem tão importante, pedi-lhe que esperasse para acompanhar um pouco das respostas que ainda dava as pessoas que estavam a minha volta e que lhe dedicaria total atenção em seguida. Pacientemente, ele concordou.




Após alguns minutos, iniciamos a nossa conversa. E em sua angústia ele relatava que já havia tentado um sem número de técnicas e que nenhuma delas parecia ser capaz de lhe resolver o problema: tinha coisas de mais para fazer em pouco tempo. Disse quer já delegava tudo o que podia, que não era centralizador e que tinha uma equipe que realmente o ajudava muito. Seus problemas eram com as suas tarefas e não de liderança ou delegação.



Disse ainda que via o seu casamento se esfacelar e que estava em permanente conflito interno entre o que deveria fazer: cuidar de seu lado pessoal ou profissional.



Bem - disse-lhe vamos por partes. Você disse que já tentou uma infinidade de sistemas, métodos e teorias e que nenhuma delas lhe atendeu. Perguntou-me sobre qual a fórmula mágica. Infelizmente ela não existe. Em administração do tempo não se faz mágica e sim aplica-se ciência. Pura e simplesmente: ciência e emoção.



Na grande maioria das vezes as pessoas esperam que uma técnica de administrar o tempo traga-lhe a solução instantaneamente. Que basta aplicar alguns conceitos e que no momento seguinte tudo se resolverá como num passe de mágica. Isso é impossível.



O grande segredo na administração do tempo passa por disciplina e dedicação.Exatamente. Existem uma infinidade de técnicas para administrar o tempo. Nenhuma delas será perfeita que dê resultados imediatos e que não precise destas duas virtudes. Não é mágica. É atitude. Não desista na primeira tentativa. Não adiantará nada um esforço de planejamento se não houver disciplina espartana para colocá-lo em prática. Muito menos qualquer resultado aparecerá se não houver dedicação ao planejado. Ou seja, é preciso cuidar do tempo como um bem precioso e que não podemos desperdiçar. E isso deve ser feito de verdade.



É claro que algumas técnicas podem ser melhor ajustadas a cada profissional. A que mais recomendo é a estabelecida por Covey, dividir as atividades em papéis e graus de importância e urgência. Atacar as urgentes até que possam ser extintas e em conjunto agir sobre as importantes, para garantir algum crescimento, pessoal e profissional.



Mas o que pode ajudar a obter algum resultado são a disciplina a essas listas e a dedicação para fazer o melhor em cada uma. Com isso, assumir um sistema de Pareto, dedicando 80% do tempo àquilo que for mais importante dedicando o restante ao que não for tão importante assim , mas que devem ser realizados.



Embora seja comum estar preso em problemas intermináveis e de urgência, é preciso encontrar a saída. Lembre-se antes de enfrentar um local em chamas para salvar vidas, o bombeiro planeja como entrar e como sair, para ter sucesso. Pense nisso.


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.