Cuidado com objetivos

O tempo todo nos dizem que devemos definir objetivos, ou nunca chegaremos a lugar algum. Mas se prender a eles, não pode nos afastar de um lugar melhor? Que nem sonhamos, mas onde gostaríamos de estar?

O mundo mudou! Aquela antiga lógica de uma carreira longa em uma única empresa é cada vez menos comum. Vários fatores podem ter influenciado essa e algumas outras mudanças, mas um desses fatores certamente é o fato de que as oportunidades estão em todos os lugares, acessíveis de todos os outros.

Nesse contexto, do que valem objetivos fixados? Principalmente quando somos irredutíveis em relação a eles? Objetivos são importantes, é muito mais fácil chegar em algum lugar quando sabemos antecipadamente que queremos estar lá, assim podemos pensar no melhor caminho e recursos necessários.

Mas isso significa estarmos desatentos a oportunidades que nos distanciam deles? Momentânea o definitivamente? Será que trocar de objetivos não pode ser um bom negócio? Lógico! Há objetivos de vida, aqueles que determinam o tipo de vida que queremos viver, nesse caso, é importante refletir profundamente antes de abrir mão.

Mas tenho visto pessoas se apegando a detalhes menores, muitas vezes limitadores, que chamam de objetivos, de bens materiais supérfluos a vontade de morar em um lugar específico.

Abra-se! Objetivos são ótimos, mas mais do que a necessidade de ficarmos atentos para limitações que eles impõem, é importante perceber que não temos a obrigação de manter objetivos claros e definidos o tempo todo. Todos nós temos momentos “vazios”, momentos intermediários com lacunas a serem preenchidas. São nesses momentos que surgem novas idéias, novos caminhos e boas análises sobre o que vivemos e o que temos de bom para viver.

Resumindo, é preciso tomar cuidado para não deixar toda a vida passar sem saber o que queremos para nós, sem objetivos, mas é saudável nos permitir momentos de liberdade e abertura para novos horizontes, oportunidades e conhecimentos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento