CTe capturado diretamente da SEFAZ em lote?

Se você aguarda pela consulta em lote do CTe diretamente da SEFAZ, então precisa ler esse artigo.

Muitas pessoas buscam um aplicativo para automatizar todo o processo de recebimento de documentos fiscais eletrônicos (XML de NFe e CTe e seus DANFe e DACTe), mas há um porém que sempre gera dúvidas: O arquivo XML do CTe não é capturado em lote diretamente da SEFAZ, da mesma forma que acontece com a NFe.

O que permite que a NFe seja capturada diretamente da SEFAZ é um serviço de consulta (DFe), que funciona como uma ponte entre o CNPJ da empresa e a própria SEFAZ, fazendo com que passe por essa ponte todas as notas fiscais eletrônicas que possuam o CNPJ da empresa como destinatário. Uma vez utilizada a funcionalidade de Manifesto do destinatário então o XML é completamente capturado e disponibilizado para uso.

Essa ponte não existe para o CTe, não há serviço na SEFAZ permitindo que sejam consultados e capturados para download os arquivos de CTe que tenham o CNPJ da empresa envolvido no processo.Por isso, quando falamos de CTe, não há outra forma de capturá-lo senão através do e-mail recebido.

CTe em Lote: Qual posicionamento da SEFAZ

Recentemente (março/2016) fizemos uma consulta diretamente com a SEFAZ de alguns estados e o retorno é basicamente o mesmo em todas elas: não há definição de prazo para que o CTe use estrutura similar à NFe para download em lote.

Essa situação é ruim para àqueles que buscam por produtividade e segurança, pois acabam dependendo de um processo que é passível de problemas e não há previsão para evolução.

Qual a saída então?

Busque por ferramentas que monitorem os e-mails, permitindo que sejam monitoradas caixas de entrada sem que essas sejam afetadas (por exemplo: e-mail monitorado marcado como “lido”), ou seja, você poderá vincular para monitoramento a caixa de e-mail de todas as pessoas da empresa, assim, mesmo que a transportadora não envie o CTe para endereço correto e acabe enviando para uma pessoa fora do processo, esse arquivo será capturado, validado e disponibilizado para consulta, impressão (DACTe) e guarda.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento