Crowdsourcing e crowdfunding: novas maneiras de explorar o seu negócio

O poder das multidões está revolucionando os negócios. Como aproveitar o crowdsourcing para financiar o seu negócio.

Recentemente, um novo modelo de negócios quebrou vários paradigmas do mercado. O Crowdsourcing é um modelo que usa e abusa do conhecimento coletivo para desenvolver soluções ou criar novos produtos. Essa nova forma de produção e criação une o poder da multidão com uma situação-problema. Ao invés de tentar encontrar uma solução com um único especialista ou poucas pessoas de um time, é possível reunir dezenas, centenas e até milhares de pessoas pensando juntas para encontrar uma solução.

Com este modelo foi possível criar a Wikipédia e transformar para sempre a forma como o conhecimento é tratado. Mas existem novos modelos de negócio que estão usando essa ferramenta e estão encontrando o sucesso de uma forma totalmente diferente.

Crowdfunding
O Crowdfunding é a mais nova ferramenta para levantar verbas para um projeto definido. A redatora Tatiane Ribeiro criou um projeto chamado Está na Área e publicou no site de crowdfunding Catarse. A ideia é criar um site onde empresas podem encontrar colaboradores remotos: “Dessa forma tratamos a mobilidade urbana, sustentabilidade, empregabilidade e qualidade de vida em uma única plataforma”, afirmou.

Os apoiadores desse modelo escolhem e investem dinheiro em diversas cotas, mas todos ganham alguma coisa no final. Se o dinheiro investido não chegar à marca estipulada pela empresa, cada apoiador recebe a quantia que investiu de volta. Geralmente, os projetos que estão ativos em sites de crowdfunding são voltados para a arte, música e vídeo. No entanto, algumas empresas já começaram a perceber o valor do modelo e impulsionando o surgimento de outras formas para usar o crowdsourcing a favor dos empreendimentos já existentes.
Uma forma de usar o crowdsourcing é pedir a opinião dos consumidores. Para isso, a empresa precisa estar aberta às sugestões e perceber o valor dessas ideias. O financiamento aberto cria a possibilidade de divulgar um produto ainda não lançado e encantar o consumidor antes que chegue às prateleiras.

A ideia do crowdsourcing e do crowdfunding é muito vantajoso para as duas partes. Empresas e clientes se ajudam para construir algo em benefício de ambos. Mas tome cuidado para não explorar os consumidores.

“As pessoas precisam confiar mais nessa nova cultura que está ajudando a levantar projetos criativos, conscientes e benéficos para todos”, afirmou Tatiane. Agora é descobrir um nicho que pode ser explorado e mão na massa!
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento