Crise: você está passando por ela ou ela está passando por você?

Diariamente ouvimos, lemos, assistimos e até presenciamos a crise. Mas, qual é o comportamento que empresários e gestores podem ter diante desse cenário?

Em todos os tipos de mídia a palavra CRISE vem sendo noticiada de uma forma incessante, e com isso nas ruas acabamos ouvindo, sentindo, vendo e até constatando que um “clima” carregado paira sobre nós. Como podemos enfrentar essa situação?

De um olhar holístico, a diferença entre a CRISE atual e as demais é que essa é atual e as demais não são. Ou seja, de uma maneira ou de outra a crise afeta a todos e a grande maioria fica insatisfeita com a situação do país. Venho contatando empresários e gestores dos mais variados segmentos e com personalidades distintas há um bom tempo, e, sob uma perspectiva comportamental, vi dois aspectos de como enfrentam a crise:

Crise passando por você: Nesse caso temos aquelas pessoas que dizem: “estou esperando a crise passar” e literalmente é isso que fazem: esperam. Ficam congelados, sem ação, não mudam. Ou seja, estão descontentes e acreditam que fazendo hoje o mesmo que ontem obterão resultados diferentes amanhã – pouco provável.

Você passando pela crise: Estes são positivamente insatisfeitos. Buscam novas soluções, novos mercados, alternativas, implementam maneiras mais eficientes de obter os resultados. Se desafiam e propõe desafios a sua equipe. Eles mudam, se adaptam, tentam o novo, erram, aprendem, redefinem, agem.

As palavras das duas frases acima são muito parecidas, assim como os verbos esperar e esperançar também são, mas os sentidos das frases e dos verbos são totalmente diferentes.

Todos sabemos que essa CRISE é temporária, mas ninguém sabe quanto tempo ela durará. Baseando-se em Peter Drucker (1) e Charles Darwin (2), muito provavelmente aqueles que estão esperando a CRISE passar verão aqueles que estão passando pela CRISE se transformar em gestores, empresários e empresas mais hábeis e mais rápidas.

Certamente a CRISE passará, mas é bem melhor que você passe por ela.

  1. Peter Drucker - “Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho”.
  2. Charles Darwin – “Não é o mais forte da espécie que sobrevive e sim o que se adapta melhor”.
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento