Criação e Desnvolvimento de uma Marca

Este artigo se propõe a lembrar pequenos e médios empresários, normalmente mergulhados na administração de seus negócios, de que um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um empreendimento é a criação e preservação de sua imagem e de seus produtos ou serviços através de uma marca.<br /> <br /> Somos todos influenciados direta ou indiretamente sobre o poder das marcas.<br /> <br /> Nossas decisões diárias desde as mais simples até as mais complexas e caras são influenciadas pelas marcas.<br /> <br /> Na maioria das vezes este processo é inconsciente, ou seja, nós no papel de consumidores, compramos um produto ou um serviço sem nos dar conta do peso da marca no processo decisório.<br /> <br /> Acompanhe o comportamento de uma consumidora de classe média alta em um supermercado, mãe de um bebe de alguns meses de idade, em frente à prateleira de alimentos infantis:<br /> <br /> Qual produto ela irá escolher não sabemos, mas qual marca ela irá escolher?<br /> <br /> Se você pensou Nestlé, Bingo!<br /> <br /> Este é apenas um pequeno exemplo de como as marcas estão presente em nossas vidas.<br /> <br /> As decisões empresariais são menos impulsivas (ou deveriam ser), mas também são fortemente impactadas pelo poder das marcas.<br /> <br /> Algumas marcas são construídas ao longo de décadas ou séculos. A Du Pont é uma poderoso marca que vem sendo cuidadosamente construída ao longo dos últimos 200 anos.<br /> <br /> A McDonald, outra marca mundialmente conhecida, que nos últimos anos andou sofrendo alguns contratempos tem um vice-presidente executivo cuja principal função é ser o guardião da marca.<br /> <br /> A marca é um ativo da empresa e seu valor é considerado em operações de venda ou fusão. Algumas marcas são mais valiosas do que o próprio ativo físico patrimonial. Exemplo, a Nike.<br /> <br /> As marcas são mais do que produtos e são feitas na mente dos consumidores.<br /> <br /> Poderíamos pensar que a construção de uma marca seja um trabalho de décadas, mas com a atual tecnologia isto pode ser um trabalho de apenas alguns anos e poderá custar muito menos do que pensamos, ou seja, construir uma marca está hoje ao alcance de pequenas e medias empresas.<br /> <br /> Para iniciar a construção de uma marca se faz necessário que a empresa conheça e desenvolva pelo menos três pontos básicos:<br /> <br /> • O perfil de seu público alvo<br /> • Uma linguagem de comunicação condizente com seu público alvo.<br /> • A identificação dos meios diretos ou indiretos para comunicar sua mensagem ao seu público alvo.<br /> <br /> Certos pressupostos como produtos e serviços de qualidade, ética, respeito ao consumidor, assistência técnica e serviços pós-vendas são condições básicas para estar no mercado. Não se constrói uma marca sem substância ou conteúdo. <br /> <br /> Também é necessário que o empresário e conseqüentemente a empresa tenha a flexibilidade suficiente para desenvolver continuamente novas competências capazes de gerar novos produtos e serviços.<br /> <br /> Voltando ao processo de criação de marcas, hoje temos diversas marcas poderosas e que foram construídas em poucos anos. Quantos anos têm a IG que teve a habilidade de se transmutar ao longo dos anos de Internet Grátis a Investment Group para se adequar ao macro ambiente do momento sem perder a sua força?<br /> <br /> Então para concluir, pense em construir e consolidar a sua marca, este pode ser o seu diferencial.<br /> <br /> Temos 20 milhões de brasileiros conectados na Internet e que continua crescendo irreversivelmente. Seu cliente esta lá? Provavelmente sim.<br /> <br /> <br /> Dezenas de empresas e profissionais competentes estão disponíveis para lhe assessorar na implantação e utilização desta tecnologia, alguns com custos acessíveis para as pequenas e medias empresas.<br /> <br /> Então mãos à obra. <br /> <br /> Construir um marca já não é mais privilégio das grandes empresas e podemos fazer em muito menos que 200 anos!<br /> <br /> Agora, preservar a identidade e integridade da marca, já é uma outra historia!<br />

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.