Crescendo na crise

Em um cenário tão competitivo como esse a logística é um diferencial em qualquer negócio, ela tem a capacidade de agregar valor ao produtos ou serviço oferecido pelas empresas

Durante os últimos séculos a administração teve grandes avanços, acompanhados de mudanças radicais nos sistemas de gestão e no modo de conduzir o negócio as novas tecnologias tiveram uma influência fundamental. Apesar de todos esses avanços, alguns empreendedores insistem em ultizar uma metodologia "tradicional" para conduzir os negócios o que em muitos casos acaba levando a inevitável falência.

Um empreendedor é aquele que identifica as necessidades de uma parcela do mercado e oferece um produto ou serviço para suprir essa lacuna, segundo o Sebrae, quatro em cada dez brasileiros possuem ou estão envolvidos na criação de uma empresa, hoje a taxa de empreendedorismo é a maior em 14 anos. O cenário de crise tem favorecido o surgimento de novos négocios devido a nescessidade, mas muitos desses negócios não chegam a três anos de vida.

A logística como diferencial

Em um cenário tão competitivo como esse a logística é um diferencial em qualquer negócio, ela tem a capacidade de agregar valor ao produtos ou serviço oferecido pelas empresas.

Mas para isso, a logística, assim como toda a cadeia de suprimentos, devem ser desenvolvidas com estratégias, com base em um estudo no mercado em que se esta inserido, segue algumas dicas para implantar uma logística estratégica.

Matriz SWOT/ FOFA

A matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameças) é uma ferramenta que promove por meio da coleta de dados uma análise interna e externa do cenário organizacional, dando suporte para elaboração de um planejamento estratégico.

Localização

Não adianta você ter o produto certo no lugar errado, para agregar valor ao seu produto é seu dever oferecer o produto certo, no lugar certo e hora certa, para assim suprir as necessidades do seu cliente. Faça um estudo do mercado local, analise seus clientes. Será que você está no lugar certo?

Sustentabilidade

Utilize-se da política de logística reversa para criar credibilidade social na empresa. Cada vez mais, clientes fidelizam o consumo em instituições com responsabilidade socioambiental.

Cadeia de Suprimentos

Faça sua Supply Chain funcionar, seja o gestor da sua cadeia, faça ela gerar resultados que agreguem valor ao produto final. Nesses tempos modernos em que a exigência de consumo atingiu o limite extremo, o Supply Chain permite às empresas alcançarem melhores padrões de competitividade.

Tecnologia da Informação

As TIC's (Tecnologias da Informação e Comunicação) são a base da sua Supply Chain, hoje acredito que seja impossível falar em logística sem falar em tecnologia deainformação, ela trouxe um conceito global para o assunto, acabou com as fronteiras fisicas, o que chamamos de Global Sourcing ou Logística Sem Fronteiras.

Quer um exemplo? O aparelho eletronico que você está usando neste momento, teve os componentes eletronicos desenvolvidos na Ásia (China, Taiwan, Japão), com um software Norte Americado, um Desing Europeu e foi montado no Brasil (em Manuas) e agora esta nas suas mãos.

Faça Maketing

Já dizia o velho ditado "propaganda é a alma do negócio", faça o marketing do seu negócio, utilize suas vatagens logisticas como diferencial, explore sua cadeia de maneira estrategica de modo que seus clientes visualizem o valor do produto.

Existem diversas ferramentas da logística para desenvolver seu negócio, assim como nós o mercado está em constante evolução, os clientes estão a cada dia mais exigentes, a procura de serviços de alto padrão e nesse cenário somente os mais competitivos sobreviverão.

Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio.” (Michael Porter)

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Pablo Oliveira

    Pablo Oliveira

    Técnico em Segurança do Trabalho , com atuação nas áreas de consultoria e auditoria de SSQMA (Segurança, Saúde, Qualidade e Meio Ambiente). Atualmente acadêmico do curso Superior em Logística do Centro Universitário Internacional - Uninter, palestrante motivacional, administrador do Portal Movimento Cidades onde escreve sobre política, economia, sociedade e outros temas.
    café com admMinimizar