Corrupção – tire de sua vida para não entrar na sua carreira

Em tempos de crise política temos um assunto em alta, corrupção. Mas será que é um mal apenas político? Não existe nas empresas privadas? Ou ainda, em nossas atitudes do dia-a-dia. Cuidado, para mudarmos o mundo precisamos mudar primeiramente nossas atitudes

Nos últimos tempos no Brasil estamos vendo inúmeros casos de corrupção. As televisões e jornais todos os dias possuem algo para publicar, seja uma nova falcatrua do governo ou novos relatos de propinas pagas. Vemos também várias manifestações "anticorrupção". Mas afinal, até que ponto somos tolerantes a corrupção?

No meu ponto de vista, a tolerância devia ser zero, porém não é isso que vejo todos os dias. O que me parece e que algumas pessoas já estão com isso impregnado no sangue, já acham normais certas atitudes intoleráveis.

Para manter uma carreira profissional íntegra é preciso se manter fora do “normal” que a maioria dita. Quantas vezes já ouviu alguém falar que pagou R$ 50,00 em uma blitz policial para se livrar de uma multa? Quantas empresas deixam de emitir cupom fiscal para o cliente afim de não pagar os impostos? Quantas pessoas aceitam receber “por fora” da carteira de trabalho para terem menos descontos de impostos? Enfim, posso destacar diversos exemplos.

Será que se as pessoas considerassem essas situações como atitudes corruptas, estariam presentes nessas manifestações? Podemos ver no nosso dia-a-dia que a corrupção não está somente no meio político, até porque as pessoas não nascem políticos. Temos que nos afastar dessas situações, tomar distância e nos indignar com tudo isso.

Se afastar disso tudo, encarar como uma situação anormal, o levará a uma carreira baseada na honestidade e com certeza será uma pessoa melhor. Com isso conseguirá ir mais longe, sem precisar de atalhos que não levarão em lugar algum. Conseguir benefícios pelo cargo que possui, sabotar a empresa que trabalha, inserir custos pessoais nas despesas da empresa, são exemplos de atitudes feitas pelos mesmos indivíduos que acham normal pagar propina a um funcionário público.

Em uma empresa privada certamente você também passará por momentos que testarão seu caráter, se não tiver preparado para essa momento com certeza irá falhar, terá atitudes corruptas que mais cedo ou mais tarde serão descobertas. Esteja preparado, com o bom caráter você consegue a confiança das pessoas e será sempre bem-vindo em qualquer lugar.

Não é porque o governo rouba que eu deixarei de pagar os impostos, não é porque todo mundo faz é que eu vou fazer, não é porque eu vou ter o carro apreendido que eu vou pagar propina. Mesmo que ninguém vá descobrir, pense que alguém sempre vai saber... você!

ExibirMinimizar
Digital