Corretor de imóveis (consultor imobiliário): construa sua carreira nas redes sociais

Qual será o papel do corretor de imóveis no futuro? Creio que a pergunta correta é: Como será o corretor de imóveis no futuro?

Qual será o papel do corretor de imóveis no futuro? Creio que a pergunta correta é: Como será o corretor de imóveis no futuro? Essa pergunta me fez escrever este texto.

Mas não estou aqui para analisar nenhum profissional em questão, e sim usar da minha vivência na comunicação (atendendo imobiliárias e construtoras) para orientar alguns deles.

E não quero desmerecer o conhecimento que muitos têm e a experiência de saber se este ou aquele cliente realmente está interessado ou é apenas uma família que entra no stand de vendas para ganhar um brinde ou desfrutar de picolé que a construtora está dando no domingo de sol.

Então se você é um consultor imobiliário e gosta de ouvir novas opiniões e sugestões, então vá em frente e continue lendo.

1. NÃO SEJA CORRETOR E SIM CONSULTOR. Corretor é coisa do passado bem distante, mais ou menos uns 10 anos atras. Mude seu posicionamento perante ao mercado, seja pró-ativo, estude, leia sobre econômia, engenharia, decoração. Converse com profissionais desdas áreas, peça informações, faça netwoork.

2. PERFIL (POSTURA) ONLINE. Cliente não quer saber se você é apaixonado por música clássica ou pagode, se fez um churrasco com os amigos ou foi a praia. Quando o cliente procura um consultor imobiliário ele deseja que este consultor possa orientar e gerar um bom negócio imobiliário - tanto para quem compra ou para quem vende. Por isso seu perfil ou sua postura nas redes sociais é muito importante. Não use seu perfil pessoal como profissional.

Crie sua rede profissional ( facebook, linkedin, Youtube, twitter, blog) com uma foto sua ( dependendo da região que você atue não precisa ser de terno e gravata, mas uma roupa social causa boa impressão).

POsts assuntos relevantes, fotos não só de empreendimentos mas o que está em volta - fotos dos bairros, curiosidades, mostre se fica perto da praia ou de um shopping. Mas o mais importante é ter uma postura profissional.

3. VIDEOS E FOTOS. Você vive de vendas então aqui vão algumas dicas para você vender e se destacar como um bom consultor de vendas. Vá buscar conhecimento de como preparar fotos e vídeos.

FOTOS. Oriente o cliente que quer vender um imóvel que menos é muito mais. Ambientes com muitos detalhes atrapalham o interesse de quem está visualizando o imóvel na internet. Nem todo mundo tem uma visão para saber como ficaria aquele ambiente.

Quem nunca viu fotos de cozinha com panelas por lavar, ou banheiros com toalhas no chão e peças íntimas penduradas? Quem quem comprar não merece e nem quer ver isso.

VÍDEOS. Este tipo de mídia é muito bem visto, tanto pelos internautas que não tem paciência para ler, como também pelas redes sociais. E fica uma dica, não precisa ser uma grande produção, vídeos feitos com fotos são fácies e bem vistos. Confira um exemplo

4. INSISTENTE OU CONSISTENTE? Você pode ser consistente na sua comunicação, mas não seja insistente e "chato". Digo isso porque recebo muitos e-mails , mensagens no inbox do face, mensagens no WhatsApp de corretores que , insistentemente, me enviam a mesma informação muitas, mas muitas vezes.

Seja relevante, você pode se comunicar com um cliente uma vez ou no máximo 2 vezes por semana. O importante é saber dosar o tipo de informação.

5. SEJA PARCEIRO DA IMOBILIÁRIA. Mesmo que você não tenha uma remuneração fixa, você precisa ser um parceiro da imobiliária ou construtora para quem está trabalhando. Dedique-se, pense como poderia vender mais, dê opiniões construtivas e realistas.

Vejo muitos corretores preocupados em jogar Candy Crush a estar pesquisando o que poderia informar e se mostrar ao mercado como um consultor de imóveis.

6. TALVEZ SEU CLIENTE NÃO SAIBA MAS ELE VAI COMPRAR UM IMÓVEL. Se você realiza um trabalho com consistência, relevância e principalmente, municiar seu cliente com informações, você irá vender para pessoas que não pensavam em comprar um imóvel. Pense nisso.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento