Os malefícios do "leva e traz" na empresa

Consequências e transtornos para o profissional e para a corporação quando a comunicação é utilizada de forma negativa, como correio de conversas no ambiente corporativo

A comunicação é de extrema importância para a empresa, principalmente no ambiente interno. No entanto, quando ela é utilizada de forma negativa, como correio de conversas para se auto promover causa um transtorno imenso para todos os envolvidos.

Vivemos em uma era onde há pessoas ambiciosas, capazes de qualquer coisa para alcançar seus objetivos. No ambiente corporativo também não é diferente. “O leva e traz” hoje é responsável por grandes problemas de “comunicação negativa” que as empresas enfrentam internamente.

Há pessoas que querem “subir” a qualquer preço, nem que para isso seja obrigada a transformar se em um correio de voz, cujo objetivo principal é ser um “leva e traz”. São os famosos transportadores de conversas entre setores, entre colegas e principalmente, levar “informação” até a gerência. Informações essas, que na maioria das vezes são de origens duvidosas. Apenas com finalidade de levantar a moral com o chefe.

Talvez o problema principal do “leva e traz” seja a sua insegurança e a falta de capacidade de conseguir uma promoção ou admiração de alguém por méritos próprios sem que seja necessário passar por cima dos outros e ficar contanto falsas histórias. Pessoas com tais características são incompetentes e inseguras. Incapazes de tomar decisões precisas.

Como livrar se desse tipo de “profissional”

É importante que fiquemos atentos em relação a pessoas que nos cercam no ambiente de trabalho e que tenha tais características.

  • A pessoa costuma falar de outros para você?
  • Ela costuma ficar na sala do chefe sempre?
  • Quando o gerente ou supervisor está perto o comportamento dela é diferente?
  • Ela é do tipo que não aceita errar e que costuma colocar a culpa em terceiros?
  • Ela é do tipo que tenta agradar a todos?
  • Ela é do tipo que nunca diz não e tudo sempre está bom?

O fato de o indivíduo apresentar apenas uma característica não significa que seja um leva e traz. O que deve se atentar é sequência que isso ocorre. Porque o “leva e traz” apresentar quase todas essas características.

Cuidado, seja cauteloso no que você vai falar para ela. Porque o “leva e traz” faz muito mal tanto para sua mente, seu desempenho, seu futuro profissional como para o seu dia-a-dia.

Corporações com pessoas assim tendem a ter um ambiente mais propicio a intrigas, mentiras e falta de motivação dos colaboradores. O local de trabalho torna se pesado e muitas vezes passa a ser insuportável.

Não deixe que pessoas assim estrague o seu ambiente, que prejudique o seu desempenho. Mantenha se distante e evite falar dos seus planos, dos seus objetivos. Quando for tratar de algum assunto com ela, procure conversar com a presença de um terceiro, para que você possa evitar que ela venha a falar algo não verídico sobre o que conversaram.

Lembre-se – se, o “leva e traz”, não é feliz e ele vai sentir se feliz estragando a sua felicidade, os seus objetivos. Mantenha distância dele. Pois pessoas negativas te levam ao negativismo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento