Core Business: Por que você e sua empresa deveriam se preocupar com ele

Um dos principais problemas enfrentados pelas organizações, nos dias de hoje, está justamente relacionado a falta de foco no negócio principal da empresa, isso ao longo do tempo pode acarretar perdas financeiras consideráveis e até mesmo a morte dos negócios.

Lá vem textão com palavras em inglês? Calma, Core Business nada mais é do que o negócio principal de uma empresa, sua razão de existir, aquilo que ela se propõe a fazer de melhor. E é por isso que jamais devemos perder o foco nele.

Um dos principais problemas enfrentados pelas organizações, nos dias de hoje, está justamente relacionado a falta de foco no negócio principal da empresa, isso ao longo do tempo pode acarretar perdas financeiras consideráveis e até mesmo a morte dos negócios.

Hoje, a diversidade de opções, informações e a velocidade com que as coisas acontecem tornam a perda de foco muito fácil dentro das empresas, por alguns motivos especiais.

Falta de receitas: Muitas vezes, a escassez de receitas faz com que as empresas busquem novas fontes e isso sacrifica o foco no negócio central.

Perfil empreendedor: Quando os gestores são empreendedores natos, possuem muitas ideias e igualmente muita vontade para implementá-las nos negócios. Ideias são sempre bem-vindas, mas podem tirar o foco do que realmente é a razão da empresa.

Foco excessivo no produto: Este talvez é um dos principais assassinos do core business, quando as empresas focam prioritariamente no produto em si e não necessariamente no problema de mercado que a empresa quer resolver. Com isso, investe-se muito no desenvolvimento dos produtos, mas não no atendimento das necessidades dos clientes.

Falsa diversificação: Diversificar é preciso, mas sempre dentro da mesma razão de existência da empresa. Acontece que em muitos casos essa diversificação acaba se tornando um “atirar para todos os lados”, consumindo muito tempo, dinheiro e energia. Sem foco.

O segredo (que não é tão segredo assim) é explorar a sua maior vantagem competitiva para traçar estratégias, expandir e manter seu negócio, esse deve ser o objetivo.

Propor-se a ser o melhor em algo e ter uma razão clara é fundamental para você, sua empresa e seus clientes.


Muitas armadilhas surgirão, tome cuidado, tenha foco!

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    Rogério Hansen

    Rogério Hansen

    Graduado em Administração, Especialista em Marketing. Experiências em gestão de empresas, marketing corporativo, marketing esportivo, vendas e gestão de pessoas. Atua há mais de 13 anos em Marketing On e Off line, com qualificações em Gestão de Crises, Marketing Digital, Marketing Estratégico, entre outras.

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