Controle de Ansiedade: ENEM 2016.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem no mês de novembro nos dias 05 e 06 de novembro, e com o passar dos dias a pressão tende a aumentar e muitos estudantes não sabem lidar com o nervosismo antes e durante a prova

Dicas para os candidatos vencerem a ansiedade e evitarem erros comuns

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem no próximo mês de novembro nos dias 05 e 06, e com o passar dos dias a pressão tende a aumentar e muitos estudantes não sabem lidar com o nervosismo antes e durante a prova. Para ajudar os candidatos, a se prepararem, pontuei algumas recomendações “É comum que nesse período os candidatos aumentarem o grau de ansiedade e com isso tendem a querer pesquisar vários assuntos ao mesmo tempo, isso pode ser um erro, pois não acabam aprendendo nada”. Faltando alguns dias é importante o aluno ir colocando em prática o que irá utilizar nos dois dias de prova.

Revise o Conteúdo - Não é o momento de aprender porque não há mais tempo. Um exercício interessante é pensar em um assunto que você já estudou e domina. Tente lembrar, caso tenha esquecido de algo, é sinal que precisa revisar. Mantenha a calma e a concentração sempre. Relaxe em alguns momentos, assista filmes, faça atividade de sua preferência.

Fique atento à redação A dica é o aluno entender a estrutura do texto. Os alunos, na agonia, podem cometer o erro de repetir o texto de apresentação que vem na prova como forma de suporte. Isso é um dos piores erros. Obs. Nas duas ultimas semanas reveja os temas que estão em evidências, como atualidades (o que aconteceu no Brasil e no mundo nos últimos seis meses). É importante que o aluno faça a transcrição da redação levando em conta o tempo. No dia da prova o candidato tem, em média, uma hora para fazer a redação. Ele precisa planejar os seguintes itens: a leitura preliminar do texto para resolver possíveis erros ou melhorar os argumentos, a transcrição do texto final para o cartão de resposta destinado para a redação. Tente refazer redações que envolvem os últimos temas do Exame tentando fazer de acordo com o tempo estipulado para fazer uma boa redação.

Durma bem - As provas do Enem são divididas em dois dias e são consideradas longas com duração de quatro a cinco horas. Não é aconselhável que o aluno troque as noites de sono para tentar estudar. Dormir bem e descansar vai refletir no desempenho adequado para o dia da prova. Descanse a mente.

Alimentação saudável - Além de evitar excessos com os estudos a fim de preservar a disposição, os candidatos também precisam tomar cuidados com a alimentação. Bem alimentado ele vai ter energia para aguentar as provas, caso contrário, pode ter dificuldades de resistir as 6 horas. É recomendável evitar comidas que ofereçam risco ao bem-estar tanto na véspera da prova quanto durante a semana. Você não vai querer sentir uma dor de barriga não é mesmo? Leve alimento como fruta ou uma barra de cereal para aguentar o longo período de prova. Tentem inserir em sua alimentação, alimentos que contém seratonina (ela vai ajudar a equilibrar o seu senso de humor automaticamente diminuirá a sua ansiedade. Ex: leite, queijo, iogurte, caruru, espinafre, sementes de abóbora, amêndoa, tofu, acelga, feijão, castanha-do-pará, nozes, abacaxi, abacate, banana, batata, beterraba, ervilhas).

Meditação. Nesses últimos dias é importante deixar a mente livre de preocupações para que o tempo de revisão que você separou seja o mais produtivo possível. Esta técnica de meditação pode ser aplicada em qualquer hora, em qualquer lugar. Vale para quando você precisa se concentrar nos estudos, mas também ajuda a baixar a ansiedade na hora da prova. Tente fazer essa meditação ao menos dez minutos ao dia, com isso nos minutos que antecedem o exame poderá utilizar dessa técnica para se acalmar.

Passe o sua programação de estudos para seus amigos e familiares.

Dessa forma, eles irão respeitar seus horários e ajudará você a não se distrair com visitas, convites e pedidos que interromperão seus momentos de concentração.

LEMBRE–SE: A MOTIVAÇÃO É UMA PORTA QUE SE ABRE DE DENTRO PARA FORA, ACREDITE NA BELEZA DOS SEUS SONHOS.

ExibirMinimizar
aci baixe o app