Controladoria dentro da pequena empresa

Com os mercados cada vez mais acirrados, a tomada decisão não pode ser tomada somente no empirismo e na vontade do empresário.

Em tempos de crise e mercados cada vez mais competitivos, a tomada de decisão se torna um ponto estratégico dentro da empresa. Nas grandes corporaçãoes essas decisões são tomadas com base em estudos de viabilidade, estudos de mercado, informações contabéis e gerenciais, previsão orçamentária e um arsenal cada vez maior de processos para gerenciar essas informações.

E o pequeno empresário?

Na maioria das vezes, o pequeno empresário não tem a menor ideia do que se passa dentro da sua empresa, ele fica sobrecarregado com as atividades operacionais do dia a dia, pagamentos, recebimentos, compras, contratações e demissões e acaba perdido no meio de tanta informação.

Quando falamos em Controladoria, imaginamos uma empresa grande com um departamento inteiro analisando toneladas de documentos, e isso para o pequeno empresário parece uma coisa inimaginavel dentro de sua empresa.

A base da controladoria são as informações vindas de fontes confiáveis que deem suporte a tomada de descisão e é nessa hora que os controles internos fazem a diferença. Toda empresa possui algum tipo de controle, mas se eles são adquados ou não é um caso para ser analisado.

Os principios da controladoria podem e devem ser utilizados e estimulados dentro da pequena empresa, começando com controles internos confiaveis e informações lançadas com cautela e zelo, refletindo a verdadeira situação da empresa.

Com isso, a tomada de decisão não fica mais facil, porém com base em dados verdadeiros o execicio de projetar cenários e prever situações fica mais seguro.

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