Conto do herói
Conto do herói

Conto do herói

Crie sua jornada e seja seu próprio herói no mundo moderno

Minha carreira profissional começou nas forças armadas, quando me senti no dever em servir a pátria e provar minha capacidade em suportar diversos obstáculos, desde o início já era um sonho de infância, em 2011 foi dado início aos processos seletivos que eram extremamente rigorosos e adversos, não pensava em outra coisa a não ser no engajamento naquela profissão, que até então seria a dos meus sonhos.

Então a partir deste momento eu mergulhei profundamente neste sonho, acredito que o desejo de todo jovem é ingressar na Forças Armadas, devido as próprias experiências anteriores sejam elas por filmes, seriados, desenhos ou influências de terceiros.

Mas ao mesmo tempo você acorda para a realidade e tem em mente que aquilo tudo não se trata de uma fantasia, e que as responsabilidades estavam ali prontas para serem cumpridas com grande eficiência e seriedade, na cabeça de um recém adulto é algo que assusta devido as enormes cobranças e deveres que você acaba sendo subordinado a isto.

Ao mesmo tempo se você é uma pessoa que possui personalidade forte e um pouco de resiliência você acaba se adaptando aquela situação, e lá você não tem seus pais para te ajudar a resolver os problemas que aparecem para ti, mas por outro lado este papel é destinado aos seus superiores que são como mentores, e te mostram como lidar com as dificuldades e encontrar os verdadeiros valores do ser humano, a busca pela sobrevivência, companheirismo, espirito de corpo, empatia em geral pelo próximo que se encontra em uma situação igual ou até pior que a tua, e você acaba sendo testado a todo tempo seja, fisicamente, emocional e até mesmo espiritualmente, admito que é uma batalha individual dia a dia.

O que não te deixa desistir é justamente a luta interna por seus princípios, faço uma analogia exatamente como um herói, que se prepara arduamente e tem todo um treinamento rigoroso para estar buscando lutar contra os criminosos mais poderosos e sempre estar saindo vitorioso.

Se tem uma lição que nós levamos para a vida, é que não devemos tentar abraçar o mundo sozinhos, e devemos deixar de ser egoístas com nós mesmos, muitas coisas dependemos das pessoas e aquele momento também te prepara para esta causa, é preciso entender e se colocar no lugar do outro, antes de se achar ser a solução para que aquele problema momentâneo não se torne algo maior.

O teste de provação sem dúvidas é a soma de tudo que você foi capaz de aprender e absorver e como o ciclo de vida acontece naquele curto espaço de tempo, mil coisas passam em sua cabeça, porém você tem que saber filtrar exatamente o que é bom para o momento que ele exige de você.

Saio muito satisfeito com meu desempenho e todo aprendizado adquirido, me fazendo sentir na pele de um verdadeiro herói, agora compreendo como é ser um militar e suas dificuldades, a profissão merece ter reconhecimento, porque é nela em que você é instruído desde a sua base, que te molda o caráter para toda uma vida.

Hoje tenho orgulho e uma sensação enorme de gratidão por este desafio, que por conta disto me sinto à vontade para exercer minha profissão com total respeito, companheirismo e responsabilidade, em qualquer lugar em que eu me propor a trabalhar, agora com todos estes atributos somados busco colocar em prática efetivamente na minha área de especialização, que me proporciona muitas esperanças de um futuro promissor.

A realidade é que este tipo de texto faz alusão a uma técnica chamada Jornada do herói, um conceito cíclico que está presente em mitos históricos de acordo com o antropólogo Joseph Campbell. Esse termo de narratologia aparece pela primeira vez em 1949, no livro de Campbell “The Hero With a Thousand Faces (O Herói de Mil Faces)”. Neste caso lhes foi contado pode parecer uma simples história de uma experiência vivida por mim mesmo, mas é apenas uma tática que pretendo utilizar em minhas entrevistas ou momentos que seja necessário.

Existem diversos métodos para se formular sua própria jornada, mas basicamente em sua essência é formada por citações de medo, superação, redenção, humildade, perseverança, comprometimento, dedicação e ganância são os principais componentes para a construção de narrativa.

Ela é dividida em algumas fases, mas sua característica se assemelha as histórias de heróis contadas em livros, HQs e filmes, independente de qualquer pessoa acredite todos nós temos a nossa própria jornada, a técnica se bem utilizada pode te ajudar na persuasão, conquista e comoção de seus entrevistadores, atualmente há diversos Blogs e meios de comunicação que ensinam passo a passo para sua aplicação, no meu caso eu conheci através de pesquisas para aperfeiçoamento pessoal me deparando com está técnica percebi que era muito interessante e poderia agregar muito em minhas futuras entrevistas e apresentações pessoais seja de emprego ou não, então achei pertinente fazer uma apresentação introdutória sobre o tema, sabendo que pode contribuir e ajudar muitas pessoas que tem dificuldade de contar a si mesmo, experimente e crie sua própria Jornada do Herói.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.