Contabilidade para ECF - veja por que essa modalidade é importante em tempos de crise

Veja como a ECF pode ajudar sua empresa no envio de dados para o SPED

O que é ECF ?

ECF ou ( Escrituração Contábil Fiscal) nada mais é que uma obrigação imposta as empresas do Brasil, por meio dela é fundamental que informe todas as operações que influenciam diretamente as elaborações da base de cálculo e o valor devido ao Imposto sobre a Renda sendo ela PJ ( pessoa Jurídica). A Escrituração Contábil Fiscal nada mais é do que uma varredura da apuração do IRPJ e da CSLL de acordo com a substituição a DIPJ, de acordo com as etapas do processo ela é uma das partes que compõem o SPED ( Sistema Público de Escrituração Digital).

Separamos dicas de como você pode preparar a sua contabilidade para a ECF.

Como devo fazer a preparação?

Aconselhamos como primordial o mapeamento de todas as informações que necessitam ser upadas pelo sistema. Nesse momento um escritório de contabilidade faz uma comparação de todos esses dados para saber a situação atual da empresa.

Sendo assim, será possível apurar todas as mudanças que terão que ser feitas para fazer a transição e quanto mais rápido for feito o mapeamento, mais tempo as empresas terão para se regularizar a nova adaptação.

Preparação

Antes de mais nada para prepara a contabilidade para ECF é fundamental que os setores de "contabilidade, fiscal e tributária" estejam bem alinhados perante as regras. O ideal para ter um processo qualitativo, as equipes devem antecipar o SPED e realizar testes junto a equipe de TI para evitar erros no processo de migração. Dos prazos, vale ressaltar que a ECF seja entregue no dia 30 de Setembro de 2015 no sistema SPED, sendo que o envio das informações será anualmente.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento