Consultor em vendas online

Consultor de Vendas Online: como esse profissional pode ajudar a sua empresa a vender mais usando todo o potencial da internet. Saia na frente e descubra.

QUEM é o Consultor em Vendas Online?

Muitas pessoas que conheço estão sempre perguntando, e querem saber mais detalhes sobre essa profissão, então chegou a hora de conhecer o Consultor de Vendas Online, responsável em aumentar as vendas e que atrai novos clientes para os negócios.

Se eu tivesse que resumir em poucas palavras o que faz o Consultor em Vendas Online, então eu diria que é o profissional que entende como funciona o seu negócio para criar um sistema online feito capaz de atrair clientes e vender todos os dias de maneira lucrativa e assertiva.

Para você se aprofundar no que eu acabei de dizer, ou seja, num sistema de vendas lucrativo e assertivo é preciso mostrar uma visão ampla, então você compreende que esse profissional atua na internet e vai precisar dominar com excelência três áreas: análise, construção e otimização e se especializar em 7 assuntos:

1. Análise ou diagnóstico.
2. Tráfego.
3. Construção de Listas.
4. Relacionamento.
5. Conversão.
6. Recorrência.
7. Avaliação de resultados.

Nos próximos tópicos eu mostro mais detalhes sobre cada desses itens, mas agora que você já sabe o que ele faz vamos entender quais são as opções de trabalho da implantação desse projeto.

Quais são os TIPOS de consultorias em vendas online?

É importante dizer que o profissional pode ser conhecido como um consultor ou assessor, por que já houve diferença nessas áreas, mas hoje o que as difere são as características do serviço contratado, então vamos a eles:

Solução Pontual: é feita pensando em períodos de curto prazo (em geral até 30 dias) ou problemas únicos contidos nos processos dos negócios avaliados.

Solução Contínua: são feitos pensando em períodos de médio a longo prazo (em média de 6 meses a 1 ano com recorrência de contratação) ou problemas que precisam de acompanhamento constante.

Desenvolvimento Local: são desenvolvidos dentro do local físico da empresa.

Desenvolvimento Online: é desenvolvida na internet, e todas as tarefas e contatos são feitos através de ferramentas sem contato físico. Uma terceira opção é mesclar o desenvolvimento online com visitas a empresa.

Projeto mestre: é realizado inteiramente pelo profissional ou equipe do consultor, com acompanhamento do planejamento, ações e resultados pela empresa que os contratou, portanto a empresa recebe o projeto pronto.

Projeto mentoria: são realizados treinamentos da equipe da empresa contratante, e esta equipe que será responsável de colocar em prática os processos e assim entender o que será feito e porque isso funciona para alcançar os resultados desejados.

Agora que foi conhecida a forma do projeto, o tipo de solução e onde será o desenvolvimento, o próximo passo é saber qual o resultado entregue por um consultor em vendas online.

RESULTADO: o que entrega uma consultoria em vendas online?

Sendo o mais objetivo possível: o resultado é o desenvolvimento de estratégias para o crescimento das vendas do negócio com lucro e assertividade.

É importante lembrar que para aumentar o faturamento de qualquer negócio, são usados 3 fatores ou a combinação deles:

 Aumentar o número de clientes.
 Aumentar o valor médio gasto por cada cliente.
 Aumentar frequência das compras.

Com base nesses fatores, o resultado da consultoria em vendas online é feito pensado estrategicamente em lucro e assertividade, assim cada negócio pode conquistar o resultado ideal para sua capacidade de atendimento e entrega, sem se preocupar em aumento de equipes de espaço.

No próximo tópico eu vou te mostrar mais detalhes do que é necessário para implantar esse projeto.

Projeto em ação: o que faz um consultor em vendas online?

Os resultados de aumento de vendas são desenvolvidos em 7 passos:

Passo 1: Análise da presença Online.

Essa análise é feita para criar um plano de ação focado em alavancar as vendas, que é a base do planejamento para alcançar as metas.

Aqui será avaliado o site, as redes sociais, os pontos de segmentação de público e entrada nas listas de e-mail, como também serão feitas as campanhas para estes interessados (leads) e clientes, além de avaliação do mercado e seus concorrentes.

Passo 2: Escolha de Fontes de tráfego para atrair pessoas interessadas.

O consultor de vendas online vai otimizar as fontes usadas hoje ou escolher quais as fontes de tráfego de pessoas com o público mais assertivo para a oferta, podendo ser tráfego orgânico (gratuito) ou tráfego de anúncios (pagos).

Os projetos feitos com tráfego gratuito ocorrem dentro de uma solução contínua, porque considera o tempo ideal de posicionamento nos buscadores (como o Google) de 6 meses a 1 ano.

Já os projetos feitos com tráfego com anúncios (pago) podem ser feitos com uma solução pontual ou contínua, já que não importa o posicionamento em buscadores.

Passo 3: Construção de Listas de contatos de interessados e clientes.

O ponto principal de aumento de vendas está na construção da lista de contatos qualificados, assim o mais importante não é o tamanho da lista e sim sua qualidade.

A segmentação dos visitantes é o ponto de chave para sucesso da estratégia, porque está ligado ao tipo de público que é o ideal para receber ofertas e nesse momento o uso da automação de um auto-responder profissional, vai aumentar a produtividade do envio e início do relacionamento.

Dica importante: Em hipótese alguma compre uma lista de e-mail de contatos, porque ela não foi construída pensando exclusivamente em seu negócio, oferta e estratégia, além de possivelmente quando as pessoas receberem sua comunicação você ou sua empresa serão vistos como spam (e-mail indesejado).

4º Passo: Relacionamento e construção de fidelização.

Com os contatos qualificados chegou a hora de personalizar sua comunicação, focando em separar quem realmente está pronto para receber uma oferta daqueles que disseram “ainda não”.

O relacionamento é o caminho para preparar a audiência e conquistar sua confiança mostrando muito mais que um catálogo de ofertas, mas sim novas formas de resolver seus problemas.

5º Passo: Conversão: de visitantes em interessados, e destes em clientes.

A conversão acontece em vários momentos, por exemplo, quando usamos conteúdos, redes sociais, visitante que se tornam fãs, entrando em listas de e-mail, participando mini treinamentos e aulas ao vivo.

A importância do consultor de vendas online é criar campanhas para conduzir o interessado através de estruturas diferentes para a pessoa concordar que precisa de sua solução.

6º Passo: Recorrência: construir um sistema que otimiza o lucro de cada cliente.

A construção de jornadas de ofertas seja com produtos ou serviços é primordial para que um sistema assertivo e lucrativo tenha êxito porque mesmo que um cliente diga não a primeira oferta, isso vai ser remanejado para ele aceitar uma ou mais propostas ao longo do tempo.

Assim você vende mais para o mesmo cliente, sem precisar aumentar a estrutura do seu negócio ou aumentar a equipe.

7º Passo: Análise de dados e ajustes para os próximos passos.

Ao final de cada ciclo de ação de projeto são avaliados os resultados e corrigido o que não funcionou e alavancado o que funcionou, assim o canal online se torna cada vez mais previsível e enxuto.

Agora que você conheceu esses 7 passos da ação de um consultor, você pode estar se perguntando quais são os locais de atuação do profissional na empresa.

ONDE atua um consultor de vendas online no seu negócio?

O início do trabalho de um consultor é feito junto ao setor que define a estratégia do negócio, englobando marketing, tecnologia da informação (t.i.) e comercial.

Assim alinhando esses 4 setores, o consultor de vendas transforma a internet em um novo canal de faturamento da empresa.

PORQUE é importante contratar um consultor de vendas online?

Você conhece algum empresário que não quer aumentar as vendas ou conquistar um número maior de clientes, fazendo isso com o máximo de lucro e por um profissional que tenha visão e consciência do negócio?

Outro ponto importante é para negócios que não possuem profissionais internos especializados nessa área possam contar com a experiência do consultor em vendas online para alcançar o crescimento das vendas do seu negócio com lucro e assertividade.

COMO CONTRATAR um consultor de vendas online?

Comece avaliando sua presença online, nós vamos montar um plano de ação para seu negócio e te mostrar quais oportunidades você tem hoje para aumentar as vendas do seu negócio e atrair mais clientes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se você leu este artigo até aqui, acredito que foram esclarecidas as dúvidas sobre quem é o consultor de vendas online, o que ele faz e quais os resultados que entrega, além de mostrar os 7 passos de um projeto em ação, mas se você ficou com alguma dúvida deixe um comentário aqui abaixo, que ficarei muito feliz em te ajudar.

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