CONSTRUINDO O FUTURO

Ao escolher entre dois males, sempre prefiro aquele pelo qual nunca passei antes. Mae West, em Klondike Annie. A maioria das pessoas vive a sonhar com o dia em que olharão para trás e verão seus sonhos realizados, suas metas cumpridas, e, nesse dia, poderão descansar, sabendo que conseguiram chegar aonde queriam. Nesse processo de sonhar e trabalhar para ver seus sonhos cumpridos as pessoas vão vivendo e construindo o que se convencionou chamar de futuro. No entanto, infelizmente, algumas pessoas passam a vida a sonhar e a esperar seus sonhos se realizarem, como num passo de mágica. Essas pessoas, daqui a vinte anos, olharão para trás e verão quantas chances foram desperdiçadas porque elas viveram a vida inteira apenas esperando o futuro chegar. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas sim um lugar que estamos construindo e que dependerá, exclusivamente, das nossas atitudes no presente. Citando Tom Coelho, o futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. Para que você atinja seus sonhos em sua plenitude você deverá tomar algumas decisões que te guiarão por um caminho de sucesso e realização. São cinco as decisões necessárias para que você transforme os seus sonhos em metas e passe a trabalhar para vê-las realizadas. Defina sua missão Antes de mais nada, é preciso que você decida o que quer ser daqui a dois meses, um ano, cinco anos. Queremos nos referir aqui àquilo que te faz levantar cedo todo dia com um sorriso no rosto e com aquele olhar maroto de quem sabe o que quer. É aquilo que te faz escolher uma profissão e sustentar essa posição. Definir sua missão é, antes de tudo, um exercício de criatividade e análise pessoal, que pode proporcionar uma descoberta significativa, tanto para sua vida pessoal quanto para a sua vida profissional. Auto-avaliação Agora que você já tem sua Missão definida é hora que fazer uma auto-avaliação. Pense nas seguintes perguntas: Como está minha empregabilidade? Será que eu sou atraente para o mercado? Se eu fosse um diretor de empresa, eu contrataria alguém com meu perfil atual? Se não, o que fazer para melhorá-lo? É interessante observar como as pessoas se preocupam com sua imagem pessoal quando vão às festas ou aos mais diversos eventos e, no entanto, não se preocupam em serem igualmente atraentes para o mercado. Para não cair nessa armadilha você tem que se conhecer bem. É a partir do seu perfil de competências e atitudes que você pode avaliar o quão preparado está para a atividade que quer desempenhar. Por meio dessa avaliação você deve redirecionar sua carreira e/ou estabelecer conteúdos de desenvolvimento nas áreas que não domina suficientemente bem. Estabeleça objetivos
Sabendo qual é sua missão e tendo feito uma auto-avaliação sobre seu perfil atual está na hora de definir seus objetivos. Os objetivos devem expressar suas aspirações e desejos. Eles devem descrevem o que você deseja ser no ano que vem ou no fim de sua carreira. Os objetivos devem ser poucos e de fácil mensuração no tempo, para que possíveis correções sejam feitas no decorrer do tempo. Plano de ação para alcance dos objetivos Tendo definidos seus objetivos é hora de trabalhar para diminuir a distância entre seu perfil atual e o perfil desejado. Procure trabalhar as áreas educacional, funcional e pessoal. Na área educacional relacione atividades de leitura, participação em cursos, palestras e seminários. Hoje não podemos parar de aprender. Temos que estar sempre preocupados com o nosso desenvolvimento intelectual. Enfim, temos que ser eternos aprendizes. Trabalhando a área educacional você adquirirá o conhecimento que irá te diferenciar dos demais concorrentes. Na área funcional relacione atividade que impliquem visitas técnicas, estágios, trabalhos temporários, contatos com profissionais, entre outros. É trabalhando a área funcional que você desenvolverá as habilidades necessárias para o exercício de sua profissão. Na área pessoal relacione atividades ligadas a lazer, esportes, hobbies, convívio familiar e social. Procure viajar, a estudos ou não. Conheça novas culturas. Vá a congressos científicos, mas também vá a concursos de rock e reuniões sindicais. É preciso desenvolver a habilidade de se relacionar com os demais e, dessa forma, adquirir as atitudes necessárias para uma vida profissional bem sucedida. Análise do campo de forças Sabendo qual é sua missão e o caminho a ser traçado para realizar seus objetivos, falta somente definir os fatores que podem te levar a efetivar seus sonhos. Há sempre fatores de sucesso, os quais você deverá tratar de maximizar, e fatores de insucessos, os quais você deverá minimizar. Esteja sempre com os olhos bastante abertos para o que acontece ao seu redor. Acredite nas pessoas, mas tomo cuidado com as conversas de escritório. Faça amigos e se relacione com eles, porém não acredite em tudo o que eles disserem. Seja ambicioso, porém cuide para que esta não se transforme em ganância. Definindo os cinco pontos apresentados aqui, com certeza você terá maior clareza sobre o que espera para si mesmo e irá construir o seu futuro, e não ficará parado, como expectador, vendo a vida passar. BOA SORTE !!! PS: Vários pontos desse texto foram baseados no artigo Visão de futuro de TOM COELHO e em um plano de desenvolvimento individual do SEBRAE. PS1: Caso tenha interesse em obter um plano de desenvolvimento individual estruturado, favor enviar e-mail para marcos_aurelio@terra.com.br .

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Marcos Marcos

    Marcos Marcos

    Marcos Florêncio é graduando em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa PR. É técnico em contabilidade pelo Centro Paula Souza SP e, ainda, possui Qualificação Plena em Gestão Administrativa-Financeira pela Escola Superior Aberta do Brasil ES.

    É responsável pelo setor administrativo-financeiro de uma empresa de alimentos orgânicos em Ponta Grossa Paraná, conselheiro do Conselho Empresarial dos Novos Executivos da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa e participa de instituições do Terceiro Setor e não lucrativas.

    Entende que o sucesso não é sinônimo de status, dinheiro ou prestígio, mas sim de realização pessoal e bem-estar consigo mesmo e com os outros.

    Entre em contato pelo e-mail marcos_florencio@terra.com.br e pelo blog www.marcosflorencio.blogspot.com
    café com admMinimizar