Considerações sobre aplicação dos princípios de segurança no planejamento estratégico corporativo

Considerações sobre segurança corporativa

Em sendo o planejamento estratégico um processo que de forma contínua, sistemática e dinâmica, trabalha no sentido de buscar informações de um futuro que se desenha pelas mudanças dos cenários atuais e que envolvem desde a economia à sustentabilidade, para municiar as organizações sobre suas tomadas de decisões na continuidade de seus negócios.

Entendemos que a aplicação de princípios de segurança nesta fase é de total importância, sendo esta a hora em muito casos, a mais acertiva na condução da proteção corporativa, pois dentre outros fatores possibilita uma análise mais analítica das possibilidades de ameaças x vulnerabilidade para encontrar o risco do negócio.

Tendo também como seu objetivo, orientar o desenvolvimento das atividades corporativas, os princípios de segurança são personalizados de acordo a cada tipo de negócio, cada um possui seu "DNA".

Porém, devem seguir uma doutrina com pilares que permeiam as atividades de segurança em um ambiente corporativo organizacional.

Estes pilares devem possuir uma condição de encontrar a amplitude necessária ao negócio, não podendo ser restrita nem apática, mas devem possuir flexibilidade para integrar e interagir com todas as outras ações e medidas que visem a proteção e continuidade do negócio.

Ser objetivo nas medidas, utilizando o discernimento para que as ações trabalhadas possam ser oportunas à sua aplicação, mitigando o risco de promover algo que não se consegue aplicar.

Observando este ponto promovemos a permanência destas ações, e de forma precisa e simples sem muitas voltas para que se mantenha o controle, cuidado e proteção.

Não esquecendo que tais ações devem estar sendo revisadas e avaliadas constantemente pois o cenário pode ser dinâmico.

É oportuno lembrar que o profissionalismo e êxito das ações estão diretamente vinculadas a capacidade de garantir o sigilo no nível de controle requerido.

Vamos construindo...

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento