Conselheiros externos - você precisa deles e saber como encontrá-los

Nas últimas duas semanas eu tenho frequentado reuniões em Conselho de Adminsitração de algumas diferentes empresas empreendedoras privadas. Três foram obrigados a eleger um representante de sua empresa do venture capital para o board do investidor. Os outras duas tinham procurado bons conselheiros externos por outras razões. E se você não tem investidores externos ou se você não é obrigado por suas fontes de financiamento para ter um tabuleiro ativo você deve se preocupar?

O Básico. Por uma questão de direito uma empresa deve ter um Conselho de Administração. Os conselheiros são eleitos pelos acionistas e têm a responsabilidade como representantes dos acionistas , supervisionar as operações corporativas. Nos Estados Unidos, um diretor em sua capacidade como um diretor não tem o poder de assinar contratos ou comprometer a corporação legalmente. O Conselho elege os diretores, que são responsáveis ​​para o dia-a-dia da empresa e que têm o poder de assinar contratos no âmbito do disposto no estatuto social, direito societário e autorização do Conselho específico. Não há limite no número de diretores que uma empresa possa ter. Uma corporação de Delaware, por exemplo, pode ter tão poucos como um só. A corporação Massachusetts precisa de apenas um se não tiver apenas um acionista, dois se apenas dois acionistas e três se houver três ou mais sócios.

Além da Lei. Portanto, a resposta curta é "sim, sua empresa precisa de um Conselheiro de Administração" - é exigido por lei. Mas vamos para a pergunta mais interessante ", quem deve estar no conselho?" Tenho lido muitos planos de negócios e tenho observado muitas startups empresariais. A experiência diz-me que um empreendimento com um Conselho de Administração composto de gestão de familiares ou amigos é uma situação real "bandeira vermelha". Normalmente, a administração tem seu nariz tão nas trincheiras de combate a incêndios do dia-a-dia de curto prazo que pode facilmente perder os grandes forças de imagem que pode fazer ou quebrar a empresa. Tendo seus únicos "outsiders" ser amigos ou membros da família geralmente não tornará a situação melhor porque ele quer dá-lhe uma falsa sensação de "tudo está indo bem" ou pode degenerar em questões interpessoais que não estão relacionados com o negócio. Eu tenho um outro cliente , o qual tem estado a quatro anos para obter alguns conselheiros externos, mas ele manteve procrastinado. Finalmente, ele levou algum dinheiro de capital de risco e tive que ter um "Conselho real". Após três meses de um "Conselho real" ele esta muito a contragosto à admitir que ele deveria ter feito isso antes.

A descrição do trabalho do diretor. Então, você está convencido, ou, pelo menos, dispostos a considerar, que um diretor membro externo ativo é uma boa idéia. O que você procura em um Diretor e como você encontrá-lo? Aproxime-se da composição do Conselho do jeito que você contratar funcionários. Que trabalho / papel você precisa representar no Conselho? Considere a elaboração de uma descrição do trabalho para ajudá-lo a descobrir que tipo de pessoa que você precisa no seu Conselho de Administração. A administração pode ter experiência relevante da indústria, experiência de negócios em geral, a experiência empresa de crescimento, conhecimentos em financiamentos, contatos estratégicos, credibilidade da comunidade e muitos outros atributos. Que é mais crítico para o seu negócio? Nem todo diretor terá todos os atributos desejados e nem todos esses atributos podem ser necessários ao mesmo tempo- alguns são mais importantes no curto prazo, enquanto outros podem ser mais críticos a longo prazo. No entanto, pense duas vezes antes de convidar alguém para o Conselho que não estará fazendo uma contribuição a longo prazo sustentado para a empresa. Quando você tem uma tarefa de curto prazo não repetitiva e discreta em seu negócio você geralmente não contratar um funcionário a tempo integral para fazê-lo. Em vez disso você pode usar um contratante independente ou um part-timer. O mesmo se aplica à toda administração.

Caçar. Onde você encontra estes tipos diretores? Não há um lugar, mas é como uma pesca- para pegar anchova onde as anchova estão? Pergunte a outros empreendedores onde encontraram seus diretores. Olhe ao redor da indústria nas Associações, em Fóruns Empresariais, etc. Confira relatórios anuais das empresas públicas para encontrar os seus quadros superiores. Como acontece com qualquer de aluguel, fazer sua lição de casa e verificar as referências e da reputação de seus potenciais diretores.

Fechando o negócio. Em uma pesquisa recente discutida em uma publicação Deloitte & Touche "a oportunidade de contribuir e ser parte de uma força de mudança" foi citado por 74% dos diretores da Fortune 1000 como a razão mais importante para ser um diretor, seguido por "respeito pelos o CEO "em 61%. Eu tenho visto pessoas muito ocupadas respondem muito favoravelmente a uma abordagem que diz em efeito "Eu tenho uma função específica que é importante para mim, por estas razões, eu acredito que você seria perfeito neste papel por estas razões." Com esta abordagem, mesmo se a pessoa não pode comprometer-se a ser um conselheiro, você provavelmente vai ganhar a admiração da pessoa e talvez até mesmo suporte em menos tempo tarefas específicas exigindo que você possa ter no futuro. Certifique-se de certificar-se de que você eo candidato a diretor tiver calibrado no compromisso de tempo de espera / disponíveis.

Remuneração. Você certamente deve pagar todas as despesas de seus diretores para as respectivas atividades relacionadas ao Conselho. Diretores representantes de capital de risco geralmente não são compensados ​​separadamente para funções de administrador. Nos EUA, de acordo com um estudo, em 1995, diretores de empresas de manufatura públicos com menos de US $ 200 milhões em vendas receberam uma média de 18.500 dólares em compensações e aproximadamente 81% das empresas usaram uma combinação de um retentor anualmente e por taxa de reunião - ver: Associação Nacional dos Executivos Corporativos (www.nacdonline.org). No entanto, uma empresa de capital fechado, o crescimento provavelmente não conportem recursos para pagar bons diretores em dinheiro e o quanto eles estão realmente valendo a pena. Ações ou opções são uma boa maneira de lidar com isso e quantidades relativamente pequenas podem trabalhar para a compensação de uma atividade diretoria normal. Serviços de consultivos aparte, fornecidos por estes diretores devem ser objeto de uma compensação separada. Embora as situações diferem, lembre-se que a maioria dos diretores valorizam a experiência de trabalhar com a gestão energética e outra qualidade pessoas, que faz uma provável recompensa real.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento