Conscientização ambiental em uma jornada de trabalho - O início

A medida em que os avanços tecnológicos tomam conta do cotidiano em seu meio social, sendo na industrialização e comercialização, na prestação de serviço e em todo campo que envolve compra e venda, é nítido observarmos que tudo isso gera lixo, e que mesmo os órgãos públicos tendo o dever de retira-lo e depositar em seus locais corretos, ainda não se torna o suficiente. O que a indústria do lixo pode fazer para amenizar esta situação? Como a população pode contribuir? Você verá alguns mecanismos de ação neste artigo que poderão ao menos contribuir para a geração de ideias

A preocupação hoje em dia está cada vez maior com relação a uma produção que não contribua notadamente para a degradação da natureza, ou seja, industrias se preocupam mais e também seguem regimentos que exija tal atitude, mesmo assim ainda não temos esta preocupação em toda fabricação existente. E por mais que muitas destas organizações levem ao consumidor um produto que no final de seu ciclo terá um componente que deverá ser descartado e o mesmo seja reciclável, ainda não temos o suporte suficiente para a coleta, seleção e alocação devida.

É aí que surgem inúmeras questões, pois no país chamado Brasil, cujo possui uma economia deficitária, uma diferença de classes gigantesca, uma educação e saúde precárias sendo os pilares para uma comunidade viver em harmonia e em busca pelos seus ideias, fica difícil dizer que minha maior preocupação seja com a geração de lixo, vamos então por partes.Seguindo o caminho para a industrialização ou fabricação de um produto ou serviço podemos nos deparar com inúmeras atividades, procedimentos, tarefas, todos geridos por metas que levam a um ou vários objetivos.

Acredito que toda busca é em torno de objetivos, e estes quando bem traçados, naturalmente proporcionará um bem estar social para todo o seu meio envolvido, pois iniciará com uma missão, uma visão e valores traçados e bem elaborados, para que seus envolvidos tenham sempre um norte a seguir, respeitando regras não porque as mesmas se tornam obrigações, mas porque se está consciente de que aquilo lhe trará bons frutos, não somente para si, mas sim para todos os que contribuem, consequentemente para suas famílias e seu meio social.

Sendo assim, certamente a organização estará regida por procedimentos rigorosos que consequentemente exigirá bastante esforço e dedicação das partes. Melhor ainda se houver a participação no quesito sugestão, pois assim fica mais fácil chegar a um conssenso, facilitando a conquista do alvo.
Toda organização é dividida por setores, e todo setor produz algum tipo de produto ou serviço, no entanto, todos geram algum tipo de lixo, e se cada setor estiver ligado com os princípios da empresa em seu âmbito participativo, todos irão falar a mesma língua, haverá assim uma "magia natural fluindo no ar" e assim certamente atingirão mais facilmente uma conquista com excelência. Mas como?

O intuito deste artigo é despertar o que há de mais precioso em "seu ser" trabalhador, empreendedor, empregado ou pagador. Seguirei com algumas listas e exemplos que que possamos juntos partir para um próximo espaço. Começando pelo setor administrativo, lá possui uma rotina de..

  • Realizar orçamentos para todo tipo de compra, envolvendo requisitos do tipo que sejam fornecedores formalizados e de preferência que prezem uma política socio ambiental?
    Utiliza-se papéis recicláveis ou de empresas que fabricam seus papeís atravez de arvores de reflorestamento?

    O seu escritório possui lâmpadas que consomem baixo nível de energia?
    Você possui um sistema de reciclagem de papel e faz um acompanhamento de seu destino?
    Seus colaboradores utilizam copos descartáveis ou reutilizáveis?

    Possui algum sistema de captação da água da chuva ou ao menos já verificou um orçamento para um futuro próximo?
    Já no setor comercial temos alguns exemplos que também podem ser analisados e seguidos.
    Existe algum tipo de divulgação que a organização segue normas ambientais e tem como um de seus pilares a responsabilidade ambiental?

    Seus clientes são recepcionados com copos descartáveis? E você acompanha o destino correto?
    Existe algum tipo de ação onde seu cliente esteja envolvido e fique ciente que está adquirindo um produto ou serviço que respeita o meio ambiente, onde se sinta responsável também?

    Se o seu produto e/ou serviço disponibiliza algum tipo de etiqueta, esta é feita de papel reciclável com dizeres ECO ?
    Enfim, há inumeras possibilidades de estarmos educando a nós proprios e todos envolvidos no meio, seja falando, mostrando, incentivando, por mensagens subliminares, por meios eletrônicos, por práticas diárias, acredito que depende mesmo é de uma consciência bem formada, capaz de superar os avanços ofensivos já percorridos na jornada deste mundo, deste país, contanto que seja participativo, um objetivo em comum, disseminando e pulverizando idéias construtivas, que atinja de alguma forma o coração e a mente destas pessoas.

No proximo, pretendo colocar em prática alguns caminhos percorridos por organizações, tentar encontrar erros que podem ser corrigidos se houver um pouco mais de atenção e carinho, pois sem estes que estão ligados diretamente a motivação, entusiasmo e inspiração, nada se faz, nada se alcança.

E lá, possui uma rotina?

"Muito obrigada e até breve."

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento