Café com ADM
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Conquistar para Vender

Não é difícil encontrarmos pelas ruas vendedores reclamando dos baixos números vendidos. As desculpas são ainda menos raras: culpa do governo, culpa da instabilidade do mercado, culpa da concorrência... Alguns desses vendedores, tomados pela culpa que carregam, não se dão conta que algumas frases ditas pelos clientes A venda está fraca, Passa daqui a dez dias, O produto não girou podem ser simplesmente um argumento de defesa, usado: pela proximidade da hora do almoço, pelo grande movimento na loja, pelo horário inadequado para atendimento, por causa do estoque desorganizado ou simplesmente por não ser o dia de atendimento os vendedores. O fato é que existem lojas abertas e vendendo. Se isso acontece é porque possuem um estoque regular, e algum vendedor, isento de culpa, está vendendo e tomando o espaço desses pobres culpados. Partindo do princípio que todos os vendedores visitam regularmente os seus clientes e todos estão trabalhando no mesmo país, por que existem vendedores que não emplacam venda? Falando agora do que interessa: sucesso, é claro que existe um aspecto que diferencia os melhores. Eles conhecem seus clientes e usam esse conhecimento para conquistá-los. Todo cliente quer ser único. Procure saber dos seus horários, de alguns gostos, acompanhe sua média e periodicidade de pedidos, identifique se ele aprecia prazo ou preço, informe-o de todas as promoções vigentes (se ele for daqueles que gostam de promoção, dê ênfase à idéia), informe-o das novidades (se ele gostar de novidades, abra o pedido com esse novo produto), gaste alguns minutos e perceba se ele aprecia um merchandising agressivo ou um pouco mais moderado, faça com que o cliente o veja como um braço dentro da empresa e em pouco tempo você estará indo direto ao estoque e efetuando o pedido. Conquiste o cliente, torne-se mais próximo da loja, dos balconistas, do comprador e até do dono, deixe de ser mais um vendedor para ser o vendedor. Esse é o diferencial!
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