Conhecimentos, habilidades, atitudes: o que é mais valorizado no mercado?

Quando falamos sobre comportamentos profissionais, o famoso CHA sempre é citado - Conhecimentos, Habilidades e Atitudes - mas qual fará realmente diferença na sua carreira?

Muito se houve falar sobre esses três assuntos ou o conhecido CHA na área de Recursos Humanos: conhecimentos, habilidades e atitudes.

Utilizo estes itens também como critérios de autoconhecimento e para estruturar um plano de desenvolvimento quando faço um planejamento de carreira; são também sobre estes três pilares que são montadas as avaliações das empresas.

Mas afinal, todo profissional deve desenvolver os três ou existe um item mais importante?

Primeiro temos que falar sobre cada um.

O CONHECIMENTO é aquilo que você aprende, adquire. Mas eu não sei se você vai usar. Pode ser lendo um livro, assistindo um filme, fazendo um curso ou palestra, vendo alguém fazer algo...ou até mesmo lendo este artigo. É como se eu te ensinasse sobre futebol, as regras e as teorias, mas você nunca tivesse entrado num campo. Você teria o conhecimento, mas eu ainda não sei se você tem a habilidade e a atitude.

A HABILIDADE é você saber fazer, praticar, provar que entendeu a teoria – independente da forma como ela foi passada. Voltando ao exemplo do futebol, você entraria em campo e seguiria tudo o que foi ensinado, tentaria pegar a bola e correr para o lado do adversário, chutando e marcando o gol! Esta habilidade pode trazer junto um talento – aquela pessoa que sem treino nenhum já faria o gol, ou pode envolver muito e muito treino. E tem pessoas que mesmo com muito treino, apenas serão medianos. Mas isso é outro fato. Sabendo colocar em prática, a habilidade já está sendo provada. Mas ainda não sei qual seria sua atitude, como você se comportaria num amistoso ou numa final de campeonato.

A ATITUDE é você querer fazer, juntando a habilidade e o conhecimento e fazendo diferença, independentemente do que acontecer. Agora, voltando ao exemplo do futebol – você já mostrou que tem conhecimento e habilidade – mas junte a esse cenário que o time adversário é a Alemanha (rs...piada infeliz), o seu time está perdendo de 7 x ZERO e tem dois jogadores a menos. A torcida vaia, chora. Chove muito, o campo está encharcado. Todos no seu time estão cansados, se sentindo derrotados. Qual seria a sua ATITUDE? Desistir, entregar de vez o jogo que já está quase perdido...ou tentar mudar, encorajar os demais, tirar forças da sua motivação e lutar para reverter o placar?

Muita gente é boa de atitude, mas apenas quando o time está ganhando.

E este para mim (e para a maioria dos líderes) é o grande diferencial: gente que faz a diferença, que arregaça as mangas e se propõe a sair do lugar, ajudar, colaborar, propor soluções novas, ajudar quem precisa, aprender o que for necessário.

Então reflita:

CONHECIMENTO você adquire,

HABILIDADE você desenvolve...

mas ATITUDE, ou você tem, ou alguém terá antes de você!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento