Conhecimento X Sabedoria

Com tanta tecnologia e afazeres, corremos o risco de estarmos desatentos no dia-a-dia - o resultado é que o tempo passa, e nada acontece. Mas será que "nada" está acontecendo mesmo?

Correria, tempo escasso, tecnologia, redes sociais, preocupação com carreira, dinheiro e com a "tal felicidade". Tudo isso - e mais um pouco - consome nossa energia, sentimentos, investimentos e .. Qual o resultado de tudo isso?

Será que temos conhecimento a vontade, mas nos falta sabedoria? Podem parecer a mesma coisa, mas na verdade não são.

Conhecimento é adquirido com estudo, cursos, desenvolvimento e preparo intelectual - e é resultado de investimento. A sabedoria, entretanto, é de graça e, como diz o sábio, pode ser adquirida nas praças. Isso significa que a sabedoria pode ser adquirida através da observação e habilidade de percepção do que realmente existe e pode ser extraído de suas próprias experiências de vida ou da experiência de vida de outras pessoas, organizações em geral.

A sabedoria torna real e eficaz a aplicação do conhecimento adquirido, nos permite lidar com as situações de maneira apropriada e permite semearmos corretamente para o futuro.

Quantas pessoas você já viu por ai, com uma formação acadêmica invejável, mas que não conseguem exercer de maneira assertiva suas funções? Quantos mestres em finanças que, na prática, não conseguem administrar nem seu próprio orçamento - enquanto alguém que não completou nem o ensino fundamental, é dono de um negócio próspero e o administra primorosamente, e que se tornam mentores, dando inclusive estágio e emprego para formados nas melhores universidades?

Em muitos casos, o alto nível de conhecimento pode tornar pessoas soberbas, donas de si, os famosos "sabem tudo" - enquanto a sabedoria se caracteriza em humildade, pois as pessoas sábias reconhecem que sempre podem aprender e como consequência estão sempre evoluindo o bom senso, plantando e colhendo bons frutos.

Portanto, enquanto você adquire conhecimento, lembre-se de também buscar sabedoria. Ouça, observe, reflita, reavalie posturas, crenças e valores, e então vá e aplique o conhecimento.

Não seja apenas sabido. SEJA SÁBIO!

ExibirMinimizar
aci baixe o app