Conhecimento e compreensão

Existe uma enorme quantidade de conhecimento, mas o grau de compreensão de cada conhecimento é o que pode ser crucial para sua vida e carreira

Já se perguntou o quanto de informações está contido em sua mente? Já parou para pensar o quanto de conhecimento você já absorveu no decorrer de sua vida? Já pensou em anotar todos os assuntos a qual você já tenha lido, ouvido ou assistido em algum jornal ou noticiário? Ainda que você perca um bom tempo anotando e pensando sobre isso, provavelmente irão faltar várias e várias coisas. Enfim, sobre tudo o que conhece, quais são as coisas a qual você realmente entende e sabe explicar? Desde muito tempo o ser humano busca reter conhecimento o suficiente para sua profissão, vida e assuntos os quais lhe interessam... Mas isso não significa que tanto conhecimento resulte em compreensão e mesmo assim uns dizem ter compreensão total sobre um determinado assunto, porém o mesmo se mostra errado quando se depara com uma informação nova ou negligenciada, mas mesmo assim significativa.

Centenas de anos atrás diziam que a terra era o centro do universo, sem o devido estudo, questionamento e compreensão de certas ciências, não seria possível provar que nosso planeta está em um pequeno local desta grande imensidão que com certeza não é o centro. Mas vejamos, atualmente devido à imensurável fonte de informações, buscadores da grande internet com suas respostas instantâneas, livros, artigos, jornais, documentários e entre outros, se tornam uma verdadeira fonte de conhecimento quase que ilimitado e ao mesmo tempo uma grande formadora de intelectuais de certo vazios, a questão não é exatamente o que você sabe, mas o que você entende daquilo que você sabe, as ferramentas estão por toda a sua volta, em sua casa, fora dela, no seu bolso e ao alcance de suas mãos, mas além disso tente não somente conhecer, leia sobre certo assunto e questione sobre o mesmo, pense, argumente, questione novamente, afirme e negue qualquer coisa que possa lhe parecer estranho criando uma linha de raciocínio lógico e próprio que te faça entender e também explicar vários detalhes sobre tal assunto.

Como um filme ou livro a qual o verdadeiro significado não é exposto e nos faz pensar e querer entender o que de fato é a mensagem a qual quer passar, assim é o conhecimento a qual nos interessa ou nos é necessário saber. Hoje em dia me deparo com uma grande quantidade, exemplos de profissionais que por muitas das vezes não compreendem o real significado de um assunto, cujo qual deveria entender. Esses “eruditos vazios” se tornam cada vez mais comuns em ambientes de trabalho (e/ou lazer), possivelmente fazendo assim que um conteúdo interessante venha a se tornar apenas uma poça rasa de conhecimento em um local a qual deveria existir um verdadeiro mar de compreensão. Você profissional ou futuro profissional, administrador ou não, não deixe de tentar de compreender os conceitos básicos daquilo que lhe é exigido pela profissão ou lhe é de interesse pessoal, afinal, conhecer e entender bem o básico já se torna um bom diferencial quando se busca aprimorar os conhecimentos e falar sobre os mesmos.

O ser humano tem sede de conhecimento, mas nada lhe adianta se não entender o porquê de saciar essa sede...

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento