Conheça perspectivas que irão transformar os resultados de sua empresa
Conheça perspectivas que irão transformar os resultados de sua empresa

Conheça perspectivas que irão transformar os resultados de sua empresa

Apresentamos perspectivas que irão trazer uma nova visão no meio da crise e, se aplicadas, poderão transformar os resultados das empresa

Vivemos uma realidade econômica e governamental muito ruim e isso influenciou o consumidor em relação ao receio de comprar para não ter problemas de endividamento ou inadimplência. As pessoas têm consumido somente o necessário e postergado investimentos maiores. Houve também uma elevação nas taxas de juros, diminuindo também o consumo.

No mercado financeiro, os bancos aumentaram as restrições de crédito em função do aumento da inadimplência. Maior risco no mercado é sinônimo de elevação na taxa de juros.

Já as empresas estão segurando investimentos devido à crise instaurada no mercado e, sem crescimento, muitas estão simplesmente girando o negócio, atingindo pelo menos o ponto de equilíbrio operacional.

Em meio a tantas notícias ruins, o empresário brasileiro tem visto um sentimento de desconfiança e puro pessimismo.

Agora quero trazer uma nova perspectiva ou ponto de vista sobre negócios.

Perspectivas na Área Comercial

Vamos começar pela área comercial. O que sua empresa precisa fazer para gerar mais receita? A fórmula simples é desenvolver novos canais de vendas para fazer seus produtos chegarem a mais consumidores e fortalecer os canais atuais. Por exemplo: sua empresa vende somente via representantes ou distribuidores. Por que não vender através do comércio eletrônico ou uma central de telemarketing?

Desenvolver e profissionalizar canais é uma das melhores estratégias para chegar a um número maior de pessoas interessadas em consumir seus produtos e serviços.

Outra estratégia importante é definir processos comerciais claros e eficazes contemplando desde o planejamento de vendas até o pós-venda. Quanto mais estratégicos e eficazes forem seus processos, maior será a conversão de vendas em cada fase.

Invista num programa de Relacionamento com o cliente, isso é chamado C.R.M. (Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente). Não basta ter um cadastro de clientes e não aproveitar estrategicamente essa base. Um programa de relacionamento potencializa de 10% a 30% o incremento nas receitas, porque você conhecerá seu cliente, o potencial de fechamento de cada um e levará sua oferta na hora certa para a pessoa certa e no ticket médio certo.

Somo a isso uma das mais importantes estratégias: a formação do time de vendas. Avalie as competências do seu time com base no processo e no funil de vendas. Após isso monte um programa personalizado para eliminar os pontos fracos, potencializar os fortes e desenvolver novas competências para seu time vender mais.

Perspectivas na Área Operacional

Na área operacional ou de produtividade, a eficiência no uso dos recursos é a chave. Existem várias propostas para aumentar a produtividade de uma empresa, independente de ser uma fábrica, comércio ou prestadora de serviço. Vejamos alguns exemplos:

A implementação do Planejamento e controle da Produção. Foque em pontualidade e controle da Produção. Dessa forma, irá ter maior controle, medir a real capacidade produtiva da empresa, alinhar o comercial, produção e cliente, assim como aumentar a pontualidade da empresa.

Programa de Qualidade P.D.C.A. - Plan (Planejar, Do (Fazer), Check (Conferir) e Act (Ação). Esse programa tem estratégias para melhorar a operação identificando a causa dos problemas e definindo planos de combate para resolver os problemas. Quanto mais girar o PDCA, melhor serão os processos internos e menores serão os problemas.

Transforme a operação da empresa com Processos de Negócio que gerem valor para o cliente. Desenhar um processo não é simplesmente ter um procedimento e sim demonstrar como a operação funciona, seus gargalos, pontos de controle, excesso de troca de bastão e, com base nesta análise, desenhar uma nova operação integrando estratégia, pessoas e tecnologia.

Perspectivas na Área Financeira

Sabemos que todas as nossas decisões impactam positivamente ou negativamente no nosso Fluxo de Caixa. Por isso, é essencial uma empresa ter uma Controladoria onde projeta um Orçamento Empresarial para os próximos 12 meses tendo, assim, uma previsão do Lucro e do Caixa.

Outro ponto são os controles financeiros que dão segurança, à prova de fraudes ou desvios, e sustentação para geração de dados e análises econômica e financeira.

A Gestão de Custos também é um fator essencial: conhecer, mensurar e decidir com base nos custos é vital para a precificação de vendas.

Estruturar a área financeira e realizar análise com base em Indicadores de Desempenho são a chave para reestruturação e equilíbrio financeiro a curto, médio e longo prazo.

Concluindo

Pare de olhar para a crise e veja as perspectivas positivas que apresentamos neste artigo. Colocamos opções que já foram testadas, aprovadas e dão retorno sobre o investimento. Nosso pedido, como especialistas, é que selecione de 2 a 3 estratégias por vez, chame seu time executivo e realize planos de ação para fazer isso acontecer.

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