Conheça os filhos para saber como os pais são, conheça a equipe para saber como o gestor é

Vi muitos gestores passar na minha vida, lidei com muitos deles, e por tudo que observei e vivenciei seja como subordinada ou gerindo gestores me sinto a vontade para falar sobre alguns assuntos que muitas vezes dentro das empresas não são discutidos, principalmente as de pequeno e médio porte.

Muitas vezes contratam um palestrante, falam sobre liderança, e depois os gestores ficam lá a Deus dará fazendo o que bem entenderem sem se quer terem noção do quanto impactam na vida dos seus subordinados. Em outras tantas vezes as pessoas são promovidas a uma posição de liderança sem se quer serem treinadas para isso, são jogadas na boca do leão, sem antes terem o alimentado.

Você que é gestor lembre-se sempre: tudo o que você disser ou fizer afetará direta e indiretamente não só o trabalho como a vida de quem está em volta de você!

Desde que o mundo é mundo a sociedade se baseia em lideranças, sejam políticas, religiosas, empresariais, estudantis, no futebol, escolhemos poucas pessoas para representarem muitas, e geralmente essas muitas acabam seguindo e sendo a cara do seu líder, afinal se baseiam em seu comportamento, em suas falas. Então fique certo que se sua equipe estiver desmotivada você tem muita responsabilidade nisso, se sua equipe for entusiasmada você também é muito responsável por isso.

Conheça os filhos para saber como os pais são, conheça a equipe para saber como o gestor é!

Que cara você quer que seu time, sua equipe tenha? Qual o comportamento que você vem demonstrando? Você é daqueles que só exige e não reconhece? É daqueles que só elogia e não consegue fazer críticas? Você enxerga seus colaboradores como simples mão-de-obra ou percebe que há uma vida ali? Você centraliza tudo? Ou é do tipo que larga tudo e não acompanha?

Espero que você como gestor esteja sempre disposto a se encarar antes mesmo de começar qualquer reunião com sua equipe. Vamos lá? Ser melhores não só como pessoas mas como profissionais?

Não espere ninguém fazer essas perguntas para você, reflita sempre como está se saindo, fazer sua auto gestão é sempre o melhor passo a se dar!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento