Conheça os 7 elementos da sua empresa

Terra, Fogo, Água e Ar são os quatro elementos da natureza. Os 7 elementos da sua empresa não tem nada de místico, mas há sim muito poder neles

Terra, Fogo, Água e Ar são os 4 elementos da natureza. Os 7 Elementos da sua empresa não tem nada de místico, mas há sim muito poder neles.

Quando estudamos administração, vemos que existem muitas linhas de pensamento divergentes em relação a como uma empresa é dividida.

Não existe nenhum consenso, ou regra, mas a teoria mais aceita e aplicada é a das áreas funcionais: Comercial e/ou Marketing, Financeiro, Serviço de atendimento, Contabilidade, Recursos Humanos, entre outras. Essas mesmas áreas funcionais acabam virando departamentos dentro da empresa.

É assim que vemos a maior parte das grandes empresas.

Mas ao traduzir essa abordagem das áreas de gestão nas pequenas empresas, o que ocorre é a tentativa de fazer das pequenas empresas meras miniaturas de grandes empresas.

Na realidade, a estrutura e os recursos diminutos das pequenas empresas não podem ser alocados espelhando a forma que fazem as grandes empresas - com muitos funcionários e gerentes - podem fazer.

Fazendo uma analogia meio maluca, é como tentar reproduzir um churrasco de R$ 1.000, onde foram compradas carnes nobres e caras, mas só podendo gastar R$ 100.

Imagine como isso ficaria.

200g de Picanha, 100g de carne de avestruz, 50g de javali, e assim por diante. E no final todo mundo com fome por que o churrasco na verdade foi uma sessão de degustação de carnes nobres.

Algo que teria sido resolvido comprando 3kg ou 4kg de Contra filé e saciado o apetite de todos.

Conseguiu entender o raciocínio?

Partindo deste princípio de estabelecer uma forma mais coerente de gerir uma pequena empresa, chegamos aos 7 elementos da pequena empresa.

Esta estrutura funciona bem melhor para as pequenas empresas, porque ela é mais ligada a funcionalidade de cada um dos elementos e não concentrada nas fronteiras que dividiam as áreas de gestão.

A ligação entre os elementos também faz muito mais sentido que a hierarquia tradicional de diretoria para cada área/departamento.

Lembre-se que a pequena empresa é mais dinâmica (e precisa ser) do que uma grande empresa. É o que eu chamo carinhosamente de Gestão de guerrilha.

Essa gestão tende a ser mais eficiente porque une funções em torno do que é mais relevante e importante para pequenas empresas e não uma mera extrapolação de estruturas maiores.

Na realidade é mais fácil extrapolar a estrutura mais enxuta e inteligente dos 7 Elementos para grandes empresas que decidiram pensar de forma mais dinâmica do que a administração arcaica.

Assim como elementos químicos que compõem o seu corpo, estes 7 Elementos dão vida e movimento à sua pequena empresa.

Na segunda parte do artigo vamos conhecer melhor cada um deles.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento