Conheça 3 fatos para saber se sua empresa precisa mesmo de um site.
Conheça 3 fatos para saber se sua empresa precisa mesmo de um site.

Conheça 3 fatos para saber se sua empresa precisa mesmo de um site.

Uma empresa que fatura mais de 2 milhões de dólares por ano nos EUA e ainda não possui um site? O que podemos aprender sobre isto?

Um dia desses estava assistindo a um programa do History Channel, intitulado “O Sócio”. O programa mostrava o caso de uma empresa construída por uma mulher que fabricava pipocas nos EUA. A empresa era grande, chegando a faturar mais de 2 milhões de dólares por ano. Mas, no momento, estava com dívidas, inclusive a mãe da proprietária tinha acabado de fazer uma hipoteca e emprestado U$ 200 mil dólares para a filha não ter que fechar a empresa. Além dos muitos erros de administração, ausência de controle de estoque e financeiro, fiquei impressionada com um detalhe exposto: a empresa não tinha um site.

Como assim? Uma empresa que fatura mais de 2 milhões anualmente ainda não percebeu o potencial da internet? Fiquei um tempo pensando e tirei algumas constatações:

1ª. É possível ter um negócio rentável sem estar na internet

Sim, é possível. Mas é preciso levar em consideração que a empresa perderá grandes oportunidades de expandir seu negócio, conseguir vender sem o custo de uma loja tradicional, aumentar visibilidade, entre outros.

2ª. Dependendo do produto, o público terá que experimentar antes

É o que ocorre no caso dela, da pipoca, bem como no setor de roupas e vestuário. Para driblar estas questões, no caso das roupas, algumas empresas dão a possibilidade de o consumidor trocar, caso o produto não seja da forma que ele pensou.

3ª. A internet abre um leque de possibilidades, mas é preciso enxergá-las

Não adianta estar na internet e não perceber quais caminhos podem ser trilhados, e onde se quer chegar. Muitos empreendedores caem na armadilha de ainda querer “colocar sua cara na internet”, sem ao menos saber a diferença entre site, blog e fanpage.

Assim, deixe-me esclarecer algumas diferenças entre eles:

Site ou Website significa uma página ou agrupamento delas, de acesso por meio de um endereço eletrônico na internet. A palavra resulta do encontro das palavras web (rede) e site (sítio, lugar). No português europeu, também é conhecido como sítio da internet ou sítio eletrônico.

Blog é o resumo da palavra weblog, palavra que resulta da junção das palavras web e blog. Em uma tradução livre, seria um diário pessoal online. Nos blogs são publicados diversos conteúdos, textos, imagens, músicas ou vídeos. Alguns são de um tema específico, outros abordam vários temas. Podem ser escritos por uma só pessoa ou por várias, e normalmente possui espaço para comentários dos leitores.

Fanpage é uma página dentro do Facebook dedicada às empresas, instituições, pessoas públicas, que permite que as pessoas curtam e a empresa, assim, ganha fãs. Seria como uma pessoa jurídica do Facebook. Diferente do perfil, que é algo mais pessoal, uma pessoa física do Facebook.

É importante entender que as mídias sociais como Twitter, Facebook e YouTube precisam estar alinhadas aos objetivos do negócio, bem como, com seu público-alvo. Assim, o mais interessante é planejar antes esses objetivos e utilizar as mídias sociais de forma integrada, o que possibilitará alcançar os melhores resultados.

Para isto serve a comunicação estratégica para empresas. Para analisar os pontos positivos da empresa, que serão enaltecidos, e os negativos, que serão organizados e trabalhados pela comunicação e administração.

Caso tenha alguma dúvida, procure um profissional da área, que saiba trabalhar a comunicação de forma estratégica e integrada.

Boa sorte! Sucesso!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento