Concurso público - uma oportunidade em momentos difíceis

Em momentos difíceis para se conseguir um emprego como agora uma alternativa certamente é o Concurso Público. Para aquelas pessoas que estão nessa situação mas não sabem muito bem quais são os primeiro passos para se dar bem em concurso, nesse artigo encontrará algumas dicas que irão ajudar sua jornada

Com a crise de desemprego assolando o Brasil, que segundo o IBGE é a maior desde 2010, é comum cada vez mais pessoas se interessarem em concursos públicos. Como se sabe não é tarefa fácil ser aprovado em concurso público e com certeza devido ao aumento da procura a dificuldade irá aumentar. Porém existem algumas estratégias que podem ajudar e muito o candidato.

Se você é principiante ou até mesmo experiente, no mundo dos concursos, precisa ficar atento a essas dicas.

Escolha uma área

Esse pode ser o erro mais comum dos principiantes em concursos públicos “Fazer qualquer concurso que aparecer”. É extremamente importante o candidato escolher uma área, essa estratégia facilita muito sua preparação pois escolhendo uma área você sempre encontrará matérias em comum. Se você escolher por exemplo a área bancária, as matérias comuns a esses concursos são: conhecimento específico em matemática, matemática financeira e português. Caso sua escolha seja na área jurídica, você terá que estar muito bem preparado em direito constitucional, direito administrativo, processo civil e informática. Portanto foque seus estudos em concursos onde você poderá aproveitar matérias de um para o outro. Assim não começamos do zero toda vez.

Comece com concursos menos concorridos

Se você não tem muito tempo para o estudo ou precisa conseguir uma vaga rapidamente, pesquise por concursos de nível médio que ofereçam salários menores. Esses concursos oferecem mais vagas e na maioria das vezes a concorrência não é tão acirrada, o que aumenta em muito as chances de o candidato ser aprovado. Após conseguir passar no concurso, você poderá continuar seus estudos e aí sim tentar outros com salários maiores e mais concorridos.

Caminho até a aprovação

É muito comum que o candidato desanime no meio do percurso, principalmente após uma reprovação. A reprovação é muito comum, concursos são muito concorridos então não desista, persevere. Quando for reprovado, faça uma análise e identifique qual foi a matéria que você se saiu pior, se conseguiu conciliar o tempo para a boa interpretação de cada questão, identifique quais foram seus pontos falhos e dedique-se mais, a aprovação logo virá.

Estratégias de estudo

Cada pessoa após algum tempo de estudo cria seu próprio método de estudo. Algumas pessoas gostam de estudar a noite por não tem incomodo e nem distração, outras já preferem o dia pois estão com mais energia. Você precisa identificar em quais situações você obtém o melhor desempenho nos estudos. É muito importante fazer uma pausa a cada 50 minutos de estudos, criar um cronograma de matérias para que o estudo fique organizado. Outro ponto que você deve dedicar grande parte do seu tempo é na resolução de exercícios, principalmente após já ter estudado todo o conteúdo do edital. A resolução de questões lhe permite o condicionamento de tempo para a prova real e também conhecer como a banca elabora as questões, além é claro de validar seus estudos.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar e muito na aprovação. Mas não se esqueça do caminho até aprovação é longo e alcançável, não desista! Depois de aprovado verá que todo esforço valeu a pena.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento