Concurso INSS – Dicas sobre edital e planejamento de estudos

Dicas do concurso público INSS 2016 sobre o edital e como fazer um bom planejamento de estudos

Nesse artigo esclarecemos alguns assuntos do edital que podem gerar dúvidas por parte dos candidatos em relação ao concurso do INSS 2016 e damos dicas para fazer um bom planejamento de estudos.

Dicas Sobre o Edital

Na hora de fazer a inscrição para o concurso do INSS, você escolhe qual gerência executiva e concorre ao total de vagas por gerência. O primeiro colocado vai poder escolher qual agênia de Previdência Social do município quer trabalhar e assim sucessivamente o 2º, 3º colocado. Se ficar na lista de classificados pode ser chamado para outras agências que abrir vaga no decorrer do tempo de validade do concurso público.

O candidato não precisa viajar para o estado que quer concorrer a vaga, pode fazer a prova no seu estado .

Em relação ao tempo da prova relatado no edital, cada candidato vai ter 3h e 30min para resolver 120 questões, ou seja, um pouco menos de 2 minutos para resolver cada questão, mais o tempo para preencher o gabarito, por isso tem que treinar muito a resolução de questões e dar prioridade para começar resolvendo as questões mais fáceis, depois as médias e por último as questões difíceis, e cada questão tem a mesma pontuação, então não adianta ficar preso numa questão difícil, porque o tempo é precioso numa prova com tantas questões.

Dicas para um Bom Planejamento de Estudos

Segundo os professores do site Estratégia Concursos, para um bom planejamento de estudos, estude a parte teórica com materias atualizados, faça revisões do conteúdo estudado, resolva questões do CESPE, crie resumos, e não esqueça de utilizar as técnicas adequadas para cada tarefa.

Para fazer um plano de estudos, calcula a quantidade de horas líquidas que você vai ter para estudar até a prova, e divida as disciplinas por dia, com mais tempo de estudo para aquelas que tem mais dificuldade, e deixe um tempo para as revisões, um erro é estudar a matéria que der vontade no dia, sem fazer esse planejamento.

Faça revisões sistemáticas 24 horas após ler o conteúdo, 7 dias após a leitura do conteúdo, 30 dias, porque você está ajudando a guardar na memória os assuntos estudados e relembrando aqueles que vão sendo esquecidos ao longo do período de estudos. Um exemplo de plano de estudo pode ser baixado aqui.

ExibirMinimizar
Digital