Café com ADM
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Conclusão da Monografia sobre o Comportamento do Consumidor em ambientes diversos.

Este trabalho buscou explicitar de maneira teórica como se dá o comportamento do consumidor em ambientes diversos. A partir dos resultados obtidos nas pesquisas é possível expor algumas contribuições sobre o tema abordado. Com relação aos ambientes físicos, destacamos a proximidade física do produto, ou seja, manter a mercadoria em estoque e acessível ao cliente, exerce grande importância para a decisão de compra. Adicionalmente, o uso da comunicação para enfatizar a promessa de gratificação imediata ao adquirir certo produto colabora para despertar o desejo de compra do consumidor. Nesse trabalho, verificou-se que elementos como a facilidade de efetuar a transação, assim como a concessão de benefícios de preços (descontos, promoções), são importantes instrumentos para a decisão na hora da compra, seja em compras pela Internet ou em lojas convencionais. A apresentação e a facilidade de navegação, bem como sua capacidade de estimular o possível comprador, são fundamentais para sua intenção de compra. Caso o usuário não sinta estímulos do ambiente para desenvolver sua atividade de busca em uma loja virtual (informações, rapidez, layout), provavelmente a experiência de compra será insatisfatória. Sendo assim, a probabilidade do ambiente despertar a compra seria reduzida. Deste modo, pode-se apontar que a construção de um site de vendas que possua grande interatividade para o usuário, além de clareza e capacidade de estimulação, contribui para uma experiência de compra mais próxima da atividade desempenhada em ambientes físicos, tornando a compra menos técnica. Havendo uma maior interatividade e personalização na atividade de busca e aquisição. Algumas empresas apresentam aos consumidores os produtos que foram comprados por outras pessoas que adquiriram o mesmo item procurado, é possível desta forma que o consumidor se sinta mais seguro e confiante, e decida realizar a compra. Além disso, o emprego de apelos racionais na comunicação da loja virtual pode despertar o interesse do consumidor, desde a maior conveniência de compra (loja aberta 24 horas por dia), a disponibilidade de estoques com maior variedade de produtos ou preços mais reduzidos que os oferecidos pelas lojas físicas. Por fim, é importante reconhecer que um dos fatores que afasta potenciais consumidores da Internet é o elevado risco percebido de realizar transações. Os consumidores buscam segurança na hora de navegar e a segurança com relação à entrega do produto em perfeito estado. Empresas que possuem atuação nos dois ambientes com a mesma marca, levam vantagem em relação àquelas que estão apenas na Internet. Para essas últimas, é fundamental construir marcas fortes com bons serviços e comunicação verbal com os consumidores, passando assim uma maior credibilidade. A decisão por uma loja física ou virtual ocorrerá a partir do momento em que não existir mais desconfiança ou temores quanto à realização de efetuar compras pela Internet. Analisando os resultados da pesquisa e comparando-os com as hipóteses anteriormente citadas, verifica-se algumas mudanças nos fatores prioritários e influenciadores na tomada de decisão de compra nos ambientes físicos e virtuais. Hoje em dia, a credibilidade que as empresas passam para seus consumidores, está sendo um fator importantíssimo para a decisão de onde comprar, este fator predominante nos resultados é considerado fator chave tanto em lojas físicas, como em lojas virtuais. Considerando primeiramente os ambientes físicos, em segundo lugar nos resultados é o bom atendimento dos vendedores, sua simpatia e clareza que irá influenciar a decisão. Em terceiro lugar está a disponibilidade do produto imediata, em seguida vem o fator preço e as promoções. Isso nos mostra uma diferença no citado nas hipóteses, onde o fator preço se encontrava em primeiro lugar, o consumidor está levando em consideração a imagem que a organização passa para seus consumidores e além disso o consumidor está muitas vezes priorizando o seu bem estar e sua satisfação no momento da compra e em seu pós-compra, o preço também é muito importante, mas não lidera mais a decisão em alguns segmentos. Com relação aos ambientes virtuais, em segundo lugar nos resultados está a apresentação detalhada das características dos produtos, o consumidor entra em um site de compras e está buscando muitas informações sobre o produto que está disposto a adquirir, caso este desejo não se atenda, é possível que a intenção de compra seja anulada. O terceiro fator relevante encontrado é o custo do frete, é um fator muitas vezes de decisão o custo do frete estar zero, ou bem reduzido. Visto que o consumidor procura nos sites de compra também preços mais baratos que as lojas físicas, isso acontece porque a desvantagem encontrada nas compras on-line é a demora que o consumidor terá para obter o produto em suas mãos, e essa demora é justamente um outro fator de decisão, quanto mais rápida a entrega do produto, mais satisfeito o consumidor ficará e maior a probabilidade de decidir pela compra no site, e para compensar este tempo, procura-se preços mais baixos e fretes sem custo ou bem reduzidos, essa compensação vale a pena na hora de optar por uma loja física ou virtual. Neste aspecto virtual, pode-se identificar que as hipóteses consideradas no início deste trabalho estão de acordo com os resultados encontrados nas pesquisas.
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