Comunicação, uma habilidade fundamental no seu dia a dia.

A comunicação é uma das habiliadedes mais importantes para a eficacia em um convívio - seja pessoal ou profissional - habilidades essas que necessitam de recursos para melhorar seus comportamentos, como controlhe emocional, empatia, poder pessoal, etc.

"Se você precisa de muitas palavras para dizer o que pensa, pense mais um pouco."

Dennis Roch

Site asbrapa.com

A comunicação é a ferramenta mais utilizada em todas as profissões, do faxineiro ao presidente. Pense sobre isto!

Para conquistar seus objetivos, você precisa se comunicar com alguém, seja na comunicação intrapessoal (você consigo mesmo); na interpessoal (você e alguém); na comunicação em reuniões (você e algumas pessoas), ou numa apresentação para o público, você e muitos, dezenas, centenas e mesmo milhares de pessoas. Isso sem falar na comunicação em massa, como, por exemplo, numa entrevista para TV ou rádio, onde você falará para milhões.

Não importa o que você queira fazer, ou o que você faça, a habilidade de se comunicar, de maneira eficaz e com o maior número de pessoas possível, fará com que você conquiste seus objetivos de maneira mais rápida, eficaz e elegante. Assim, a comunicação pode ser caracterizada como a habilidade mais importante deste planeta. Mas o que é uma habilidade?

É o que faz a diferença entre quem sabe e quem faz. Simples assim. Você provavelmente conhece alguém que entrou numa auto-escola, aprendeu a dirigir, conseguiu passar no exame do DETRAN e, apesar de habilitado, não consegue dirigir. Em que pese toda a formação teórica e instrumental, essa pessoa não está capacitada a exercer, no trânsito, o comportamento de um motorista – que é conduzir o veículo com desenvoltura e segurança. Com a comunicação é a mesma coisa. Aliás, é a mesma coisa com todos os comportamentos, que, indistintamente, precisam de uma habilidade que dê à pessoa os recursos necessários para exercer seus comportamentos. Mas que recursos são esses?

Controle emocional, poder pessoal, empatia, traquejo social, etc. Perceba que todos são recursos subjetivos, que teoria nenhuma consegue instalar na pessoa através de sugestões, conselhos ou enfrentamentos das situações-problema. O comportamento é um aprendizado. As dificuldades de falar em público, de dirigir ou outra limitação comportamental qualquer são um aprendizado. Assim, para conseguir dirigir, falar em público ou simplesmente relacionar-se de modo eficaz, quem enfrenta dificuldades nesses aspectos deve, primeiro, desaprender a limitação, quebrar o condicionamento, para, em seguida, com as técnicas adequadas, fazer um reaprendizado daquelas habilidades de sustentação.

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    Aguilar Pinheiro

    Aguilar Pinheiro

    Neurocientista, professor universitário, consultor de empresas e coach, especialista em mudanças comportamentais, máster trainer em Programação Neurolinguística - PNL, certificado pelo International Association for Neuro - Linguistic Programming – IANLP (EUA), é Diretor de Aprendizagem do IBGA - Instituto Brasileiro de Gestão Avançada.

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